Fiéis católicos e admiradores da grande festa dos paraenses conheceram, nesta quarta-feira (31), o cartaz oficial do Círio de Nazaré 2023, evento realizado tradicionalmene no segundo domingo de outubro pelas ruas de Belém do Pará.
A peça apresenta a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, fotografada pela fotógrafa paulista Soraya Montanheiro, que registra os grandes momentos da festividade nazarena desde 2012. Atualmente, Soraya pertence a equipe de comunicação da Guarda de Nazaré, de forma voluntária.
O responsável pela ilustração da peça é de Guilherme Lamoglia, de 29 anos. Este será seu primeiro trabalho a respeito do Círio depois de receber o convite da professora Ana Paula Vilhena, a mesma que orientou o seu trabalho de conclusão de curso sobre o cartaz do Círio 2014.
No cartaz se destaca também itens que destacam a Basílica Santuário de Nazaré, que este ano completa 100 anos do título Basílica, concedido em 19 julho de 1923, pelo então Papa Pio XI.
CONFIRA O CARTAZ
VEJA O DESCRITIVO
O cartaz do Círio 2023 apresenta uma composição rica em elementos, que tem como objetivo referenciar diretamente o simbolismo do tema deste ano.
Em primeiro plano, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré aparece em destaque, representando a figura central da devoção e da fé dos milhões de fiéis que participam do Círio.
Em seguida, a base modelada em 3D simboliza a solidez das crenças, a base sobre a qual o povo de Deus constrói sua caminhada espiritual. Na sequência, a cruz, acima da Imagem da Virgem de Nazaré, representa o sacrifício, o ato de amor supremo de Jesus Cristo pela humanidade.
Os arcos, também modelados em 3D, simbolizam o caminho que se percorre pela fé, uma jornada de busca por Deus e por uma vida mais plena e significativa.
As figuras de anjos sobrepostas aos arcos representam a salvação, o sentimento de esperança e a presença divina em nossas vidas e podem ser encontradas na Catedral de Belém.
Saindo dos elementos dos arcos, temos partículas de luz que representam a força divina, a energia que nos impulsiona na caminhada.
A parede de mármore retirada de uma fotografia da Basílica Santuário de Nazaré simboliza a tradição e a história da devoção a Nossa Senhora de Nazaré.
No rodapé do Cartaz uma novidade: ao lado das logomarcas da Arquidiocese de Belém, da Basílica Santuário – Padres Barnabitas e da Diretoria da Festa de Nazaré, está a logomarca comemorativa dos 100 Anos de Título Basilical da Basílica de Nazaré.
Fonte: Dol