Home / Educação / Conselho Nacional de Educação estabelece diretrizes para uso de celulares em sala de aula
Imagem: Reprodução/FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

Conselho Nacional de Educação estabelece diretrizes para uso de celulares em sala de aula

O Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou nesta segunda-feira (24) uma resolução com diretrizes operacionais nacionais sobre o uso de celulares e outros dispositivos digitais em salas de aula. A nova regulamentação busca equilibrar a presença da tecnologia no ambiente escolar, garantindo que seu uso seja voltado exclusivamente para fins pedagógicos.

Segundo a medida, estudantes do ensino fundamental e médio poderão utilizar os aparelhos sob a mediação de profissionais da educação. No entanto, o uso para outras finalidades, inclusive durante os intervalos e fora das salas de aula, está proibido. A resolução abre exceção para alunos que necessitam dos dispositivos como recursos de acessibilidade.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

Além disso, as escolas e redes de ensino devem promover capacitações e iniciativas para criar um ambiente mais acolhedor e preventivo. O objetivo é identificar sinais de sofrimento emocional e incentivar ações que favoreçam a saúde mental dos estudantes.

A decisão do CNE segue uma tendência observada em diversos países, onde há crescente preocupação com o impacto do uso excessivo de telas no desempenho acadêmico e no bem-estar dos alunos. Com as novas diretrizes, espera-se que as escolas adotem estratégias para integrar a tecnologia ao aprendizado sem comprometer a concentração e a socialização dos estudantes.

Acesse o guia aqui!

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Projeto Jovens Empreendedores Digitais abre inscrições em Bragança com 40 vagas gratuitas

Capacitação híbrida, certificada pelo IFCE, ensina marketing, vendas online e uso de IA para jovens ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.