Buscando descobrir novos talentos pelo vasto território paraense, a Copa Pará Sub-20 é uma das grandes novidades no calendário da Federação Paraense de Futebol (FPF). A competição será dividida por regiões, ou seja, Metropolitana, Nordeste, Oeste e Sul. Cada localidade terá o seu campeão e dará início à última fase do campeonato. O grande campeão irá garantir uma vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Para detalhar melhor, cada território terá a sua própria copa, com um Regulamento Específico da Competição para cada uma delas e uma equipe será consagrada campeã dessa copa regional. Cada campeão, e mais o 2° e 3° lugares da Copa Metropolitana, disputarão o título de campeão da Copa Pará Sub-20 2023.
O Caeté, representante da região bragantina anunciou a participação no torneio e também que Tracuateua será sede da equipe sub-20 do clube durante a competição.
Confira a divisão:
Metropolitana
A Região Metropolitana é quem terá mais participantes. Ao todo, serão 23 equipes, que estão divididas em quatro grupos, sendo três chaves de seis times e uma com cinco. A primeira fase será realizada em turno único, com os quatro melhores de cada grupo se classificando para a próxima fase da competição.
Nas oitavas de final, o chaveamento levará em consideração a classificação geral da equipe. Ou seja, o primeiro lugar enfrenta p último, no caso, o 16º. O segundo encara o 15º e assim sucessivamente. As partidas serão em ida e volta. As quartas e final e as semifinais terão duelos de ida e volta também, assim como a final.
Grupo A: Tesla, União Paraense, Ponte Nova, CRT 23, Sacramenta e Estrela;
Grupo B: Vila Rica, Paraense, Tuna Luso, Maracanã, Tapajós F.C. e Fonte Nova;
Grupo C: Comercial, Sport Belém, Pinheirense, Grêmio Carajás e União Barbarense;
Grupo D: Craques do Futuro, Paysandu, Remo, Bola Branca, Trabalhista e São Francisco F.C.
Nordeste
Na Região Nordeste apenas nove equipes estão na disputa. A primeira fase também será de turno único e os quatro melhores times avançam direto para as semifinais, em confrontos de ida e volta. Diferente da Região Metropolitana, a final será decidida em jogo único.
Equipes: Caeté, Atlético São Miguel, Castelo dos Sonhos, Capitão Poço, Santa Maria, Meninos de Ouro, Paragominas, Terra Alta e Castanhal.
Oeste
Na Região Oeste o número de equipes é bem reduzido em comparação às outras. Serão apenas cinco e, por conta disso, haverá turno e returno. Os quatro melhores avançam para a semifinal, que será disputada em jogos de ida e volta, assim como a final.
Equipes: Sport Sapucaia, São Francisco F.C., Tapajós A.C., América e Amazônia Independente.
Fonte: Diário do Caeté – com Informações de Dol