Home / Pará / Deputado Airton Faleiro destaca papel da ciência na Amazônia durante Pré-COP 30 na Ufopa
Imagem: Reprodução/ASCOM Airton Faleiro

Deputado Airton Faleiro destaca papel da ciência na Amazônia durante Pré-COP 30 na Ufopa

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) sediou, nesta semana, a Pré-COP 30, evento preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA). O encontro reuniu professores, estudantes, representantes de populações tradicionais e sociedade civil no auditório Tapajós, com o objetivo de discutir as emergências climáticas a partir do conhecimento científico produzido na Amazônia e das experiências vividas por seus povos.

Durante o evento, o deputado federal Airton Faleiro reforçou a importância da produção científica na região, destacando que a Amazônia deve ser protagonista nas discussões globais sobre mudanças climáticas. O parlamentar alertou ainda para os riscos do negacionismo científico, que desconsidera as evidências sobre os graves impactos já sentidos em todo o mundo.

A deputada estadual Maria do Carmo, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Pará, também participou da programação e ressaltou que a Pré-COP é uma oportunidade de levar para a conferência internacional os debates e conhecimentos construídos nas universidades.

Com o encontro, a Ufopa reforça seu papel estratégico como espaço de produção de ciência e diálogo sobre o futuro da Amazônia diante das mudanças climáticas.

 

Fonte: Diário do Caeté

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Helder e Lula entregam ampliação do Aeroporto Internacional de Belém

Ampliação eleva a capacidade para cerca de 13 milhões de passageiros ao ano e reforça ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.