Home / Pará / Deputados aprovam projeto sobre atividades das mulheres marisqueiras no Pará

Deputados aprovam projeto sobre atividades das mulheres marisqueiras no Pará

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou, nesta quarta-feira (31), o Projeto de Lei nº 137/2021, que institui a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e das Atividades das Mulheres Marisqueiras no Pará. Outro PL aprovado foi o de nº 351/2022, que dispõe sobre a Política Estadual de Atenção à Gagueira e à Pessoa que Gagueja.

A autora do PL 137/2021, deputada Diana Belo (MDB), defendeu que “o projeto garante o desenvolvimento sustentável tanto da atividade pesqueira como das atividades das mulheres marisqueiras do Pará como fonte de alimentação, trabalho, renda, cultura e lazer”.

“As marisqueiras realizam, de forma artesanal, as atividades em manguezais, que atualmente, no Pará, não possuem normas e políticas de desenvolvimento sustentável, a fim de garantir que a esse trabalho constitua fonte de alimentação, trabalho e renda”, completou.

Já o deputado Carlos Bordalo (PT), autor do PL nº 351/2022, destacou que a gagueira é uma disfunção psicomotora da fala, que compromete a fluência e a comunicação verbal. O projeto visa destinar, assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com gagueja, visando sua inclusão social e cidadania.

“Aproximadamente 10 milhões de brasileiros têm gagueira, sendo 2 milhões de forma crônica. A maior parte é de crianças, por isso é importante iniciar o tratamento de maneira rápida”, afirmou.

Indicação

Outra proposta aprovada em plenário foi o Projeto de Indicação nº 32/2022, do deputado Fábio Freitas (Republicanos), que dispõe sobre a criação de um sítio eletrônico informativo da localização dos veículos recuperados pela Segurança Pública do Pará.

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

Equatorial Pará leva caravana de serviços à cidade de Tracuateua

E+ Caravana Equatorial oferece serviços como troca de lâmpadas, negociação de débitos e cadastro na ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.