Home / Economia / Desenrola, programa de renegociação de dívida, vai sair até fim do mês

Desenrola, programa de renegociação de dívida, vai sair até fim do mês

O programa Desenrola – para renegociação de dívidas de famílias brasileiras – está em reta final de elaboração pelo governo federal e deve ser apresentado até o final do mês de fevereiro, segundo a presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Rita Serrano. O programa, encampado pelo Ministério da Fazenda, era uma proposta de campanha e tem sido discutido com os bancos públicos desde a segunda semana de janeiro.

Uma das ideias que chegou a ser levantada era de oferta de incentivos para empresas que oferecessem os maiores descontos e também a famílias que pagassem em dia.

“O programa Desenrola, que é uma iniciativa do Ministério da Fazendo tendo como parceiros principais a Caixa e o BB [Banco do Brasil], tem como premissas diminuir o endividamento das famílias, mas o desenho dele como um todo ainda não está pronto. A previsão é agora, no final do mês, ser apresentado”, disse Serrano nesta terça-feira (7/2), após cerimônia de abertura da reunião de gestores da rede de atendimento do banco público.

A presidente da Caixa salientou que “algumas medidas dele talvez tenham que passar pelo Congresso Nacional”, o que pode adiar sua implementação efetiva.

No evento desta terça, a Caixa também anunciou que os beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, terão cartão com função débito, além do saque já existente.

A pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o banco público também irá reativar as salas das cidades, para aproximar a Caixa das demandas municipais. Segundo Serrano, a partir de 13 de março serão instaladas 57 salas em todas as regiões do país.

Ausência de Lula

De última hora, o presidente Lula faltou ao evento, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O evento constava na agenda presidencial desde a noite de segunda-feira (6/2).

A ausência de Lula foi comunicada às autoridades minutos antes da cerimônia ter início. O mandatário é representado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. Este seria o primeiro encontro presencial de Lula com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após as declarações sobre a taxa de juros e a autonomia do Banco Central (BC).

O ministro Rui Costa alegou que a falta de Lula no evento ocorreu por questões de agenda, mas afirmou que ele “queria muito estar aqui”.

 

Fonte: Metrópoles

Veja Também

Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas começa nesta sexta com facilidades para consumidores endividados

A partir desta sexta-feira, 1º de novembro, consumidores endividados têm a chance de renegociar suas ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.