Na manhã desta segunda-feira (8) de abril, a Prefeitura Municipal de Bragança, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social (SEMTRAPS), em conjunto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural (SINFRA) e a Polícia Militar do Estado do Pará, realizou a desocupação de um terreno invadido por pessoas em situação de rua no bairro do Morro, em Bragança, nordeste paraense.
O terreno, onde funcionava a antiga Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Francisco de Paula Pinheiro, estava em estado precário, com grande quantidade de entulhos acumulados, o que oferecia risco à saúde e segurança dos moradores do entorno. Além disso, a invasão do imóvel causava transtornos como mau cheiro e proliferação de insetos.
A ação de desocupação foi previamente comunicada aos invasores, que tiveram prazo para recolher seus pertences de forma tranquila. Durante a operação, realizada com o apoio da Polícia Militar, não houve resistência.
Após a desocupação, o terreno passará por uma devida manutenção e fechamento da área interditada. A Prefeitura de Bragança destaca que a ação visa garantir a segurança da população e promover a revitalização do espaço público.
Ver essa foto no Instagram
Ações de apoio aos invasores
A SEMTRAPS informa que está à disposição para oferecer apoio às pessoas que foram desocupadas do terreno. A equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) está realizando um trabalho de abordagem social para identificar as necessidades de cada indivíduo e oferecer os serviços adequados, como:
- Acolhimento em abrigos;
- Busca por emprego;
- Apoio psicológico;
- Encaminhamento para programas sociais.
A Prefeitura de Bragança reforça seu compromisso com a garantia dos direitos da população em situação de vulnerabilidade social.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté