Home / Saúde / Dia Nacional da Vacinação reforça importância de manter a caderneta atualizada no Pará
Imagem: Reprodução/Pedro Guerreiro/Ag. Pará

Dia Nacional da Vacinação reforça importância de manter a caderneta atualizada no Pará

Sespa alerta para a baixa cobertura vacinal e mobiliza população para procurar as salas de vacinação nos municípios

No Dia Nacional da Vacinação, celebrado nesta sexta-feira (17), a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) reforça o chamado à população para manter a caderneta de vacinação em dia. A imunização é uma das estratégias mais eficazes na prevenção de doenças e um direito assegurado a todos os brasileiros pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

Estratégias para ampliar a cobertura

A Sespa tem adotado uma série de ações para aumentar esses índices. Segundo Jaíra Ataíde, coordenadora estadual de Imunização, o trabalho é realizado de forma articulada com os 144 municípios paraenses. “Monitoramos os índices vacinais e discutimos os resultados em reuniões bipartite, incentivando que as secretarias municipais integrem a Atenção Primária ao Programa de Imunização. Esse trabalho conjunto é fundamental para identificar áreas de baixa cobertura e planejar estratégias mais eficazes”, destacou.

A coordenadora ressalta que, embora alguns imunizantes estejam próximos da meta de 90%, é necessário o engajamento da população. “A vacinação é uma responsabilidade coletiva. Precisamos do comprometimento de todos para garantir a proteção da comunidade, especialmente dos grupos mais vulneráveis”, reforçou Jaíra.

Campanha de Multivacinação e ações futuras

Está em andamento a Campanha de Multivacinação, voltada à atualização da caderneta de crianças e adolescentes. A ação é promovida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), em parceria com o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O Dia D de mobilização será neste sábado (18), com ampliação dos pontos de vacinação em todo o País.

Em novembro, o Estado também participará da 3ª etapa da vacinação contra a Influenza nos estados da Região Norte. Durante esse período, os municípios recebem um reforço de aproximadamente 30% nas doses mensais e são orientados a realizar ações de busca ativa de pessoas não vacinadas.

Microplanejamento para alcançar áreas remotas

Para garantir o acesso à imunização em comunidades de difícil acesso, a Sespa tem incentivado o uso do microplanejamento, uma estratégia que permite mapear as regiões mais isoladas e organizar os recursos humanos, financeiros e logísticos para alcançar toda a população.

“O microplanejamento é essencial para garantir que nenhum paraense fique sem acesso à imunização. Mesmo nas comunidades mais longínquas, o SUS deve chegar com a proteção vacinal”, afirmou Jaíra Ataíde.

A coordenadora reforça que todas as vacinas recomendadas pelo calendário nacional estão disponíveis gratuitamente nas salas de vacinação da rede pública. “As vacinas salvam vidas, principalmente de crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade. O cartão de vacinação é o documento que comprova essa proteção e deve ser mantido sempre atualizado”, concluiu.

Fonte: Agência Pará

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Governo anuncia apoio a pacientes e serviços que oferecem radioterapia

Novo auxílio ajudará em deslocamento e hospedagem para tratamento O Ministério da Saúde anunciou, nesta ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.