Home / Bragança / Diversidade na Educação Básica é tema de evento realizado no Campus da UFPA Bragança

Diversidade na Educação Básica é tema de evento realizado no Campus da UFPA Bragança

Com o ingresso de pessoas cada vez mais plurais nas universidades, torna-se necessário pensar em uma atuação de profissionais comprometidos com o combate ao racismo, à intolerância religiosa e aos demais preconceitos na nossa sociedade. Para pautar essa temática, o Campus Bragança da Universidade Federal do Pará realiza o I Seminário Diversidade e Relações Étnico-Raciais na Educação Básica. A ação será desenvolvida nos dias 19 e 20 de abril, no Auditório Maria Lucia Medeiros, Campus Bragança, das 9h às 21h.

A ideia de realização do evento surgiu do aniversário de 20 anos da Lei nº 10.639/2003 e 15 anos  da Lei nº11.645/2008, que instituíram a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, encorajando o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, produções de materiais didáticos para educação básica e superior, além do debate público sobre esses tópicos no Brasil. Com o ambiente acadêmico expandindo para receber pessoas de diferentes grupos étnico-raciais, torna-se propícia a análise crítica dos limites, dos desafios e das perspectivas para a implementação da legislação por meio do ensino, da pesquisa e da produção de uma dialógica antirracista.

A importância perpassa em potencializar os debates públicos e uma reflexão coletiva entre Escola, Universidade e Comunidade acerca dos temas da diversidade, interculturalidade e relações étnico-raciais. Assim, podemos criar redes de comunicação entre os diversos espaços de ensino-aprendizagem em nossa sociedade, compartilhando informações, materiais didáticos, atividades extraescolares e intervenções educacionais sobre essas temáticas para ampliar os canais de letramento antirracista e, assim, auxiliar na condução de ações que garantam a equidade e igualdade racial no Brasil”, informa Benedito Emílio Ribeiro, um dos organizadores do evento.

Programação – Por meio da reunião de representantes da comunidade acadêmica do Campus Bragança e das comunidades escolares da região bragantina, o evento pretende propor a construção de práticas didáticas e pedagógicas engajadas com a educação das relações étnicas e raciais e os debates sobre gênero e sexualidade dentro dos espaços de ensino como a escola e a universidade.

“Ainda verificamos o agente histórico europeu (branco) como protagonista da História do Brasil, enquanto a gente negra e indígena é mantida no rodapé da História, e de outras áreas de conhecimento, retificando, assim, estereótipos e representações negativas sobre tais sujeitos. As universidades precisam continuar e potencializar suas ações de pesquisa, ensino e extensão sobre as histórias, culturas e saberes africanos, afro-brasileiros e indígenas, principalmente através dos diálogos com os movimentos sociais negros e indígenas e suas intelectualidades, para bem centralizar o protagonismo histórico desses agentes sociopolíticos do Brasil”, reitera Benedito Emílio.

Para tanto, a programação terá cinco momentos de debate, com os temas: Relações Étnico-Raciais no Ensino de História; Produção e Uso de Materiais Didáticos na Educação Básica; Povos Indígenas na Escola entre Protagonismos, Saberes e Interculturalidade; Perspectivas para a Formação de Professores(as), NEABI e a Educação para as Relações Étnico-Raciais; Experiências de Professores(as) da Região Bragantina e Igualdade Racial e Antirracismo na Educação Pública.

Como Participar – O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas poe meio de formulário. São convidados a participar discentes de graduação e pós-graduação, docentes do ensino básico e superior, gestores escolares, estudantes da educação básica e membros de movimentos sociais.

Serviço:

I Seminário Diversidade e Relações Étnico-Raciais na Educação Básica

Data: 19 e 20 de abril de 2023

Hora: das 9h às 21h

Local: Auditório Maria Lucia Medeiros, Campus Bragança.

Inscrições através de formulário.

 

Fonte: ASCOM UFPA

Veja Também

Câmara Municipal de Bragança recebe Selo Diamante do TCM-PA por excelência em transparência pública

Reconhecimento reforça o compromisso com a transparência e a gestão responsável no município Na última ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.