Home / Brasil / Eleições 2024: Saiba como baixar o e-Título para votar
Imagem: Reprodução/Marcello Casal/Ag. Brasil.

Eleições 2024: Saiba como baixar o e-Título para votar

O eleitor que pretende utilizar o título digital para votar no primeiro turno das eleições municipais, marcado para o dia 6 de outubro, deve baixar o aplicativo e-Título até sábado (5), véspera do pleito. Após esse prazo, o download será suspenso pela Justiça Eleitoral para evitar instabilidades, sendo retomado apenas na segunda-feira (7).

O e-Título, gerido pela Justiça Eleitoral, serve como documento de identificação para votar e permite ao eleitor consultar o endereço do local de votação, além de possibilitar a justificativa de ausência nas eleições. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos da Apple e Android. Para utilizá-lo, o usuário deve inserir seus dados pessoais e validar o acesso.

Imagem: Reprodução/Apple Store.

Para votar com o título digital, o aplicativo deve estar atualizado e conter a biometria, com a foto do eleitor. Caso contrário, será necessário apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, CNH ou carteira de trabalho.

Atualmente, o e-Título já registra cerca de 75 milhões de downloads e 46 milhões de contas cadastradas. No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que mais da metade dessas contas não estão atualizadas e precisam realizar o procedimento nas lojas de aplicativos.

No dia da votação, é proibido levar o celular para a cabine. O aparelho deverá ser deixado com os mesários.

Justificativa de ausência

Além de funcionar como título digital, o e-Título permite que o eleitor que não comparecer às urnas justifique sua ausência. Pelas regras eleitorais, quem não estiver em seu domicílio eleitoral no dia da votação deve justificar a ausência, pois não há possibilidade de voto em trânsito em eleições municipais. O prazo para justificar é de até 60 dias após cada turno, e quem não votar no primeiro turno ainda pode votar no segundo.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté

Veja Também

CNU: resultado sai resultado de revisão de notas de títulos nesta terça-feira

Pedidos podem ser consultados no site do certame O Ministério da Gestão e da Inovação ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.