Home / Bragança / Em Bragança, Estado entrega nova orla da praia de Ajuruteua

Em Bragança, Estado entrega nova orla da praia de Ajuruteua

Uma das praias oceânicas mais visitadas do litoral paraense ganhou neste sábado (23), uma nova orla. A praia de Ajuruteua, em Bragança, nordeste do Pará, foi totalmente reconstruída e urbanizada pelo Governo do Estado. O espaço foi entregue à população bragantina pelo chefe do executivo estadual, Helder Barbalho.

O governador percorreu alguns espaços e entregou as chaves de três quiosques construídos na orla. Localizado a cerca de 36 quilômetros da cidade, o espaço recebeu obras de urbanização, drenagem e pavimentação. Para deixar o espaço como a população merece, o governo investiu mais de R$12 milhões, firmado através de convênio entre a Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP) e a Prefeitura Municipal. O governador destacou a importância da orla para a população.

“Hoje, junto com a nossa equipe de trabalho, entrego ao município de Bragança a orla de Ajuruteua, que está linda, maravilhosa, um verdadeiro paraíso no estado do Pará. É um momento de muita alegria e festa desse povo maravilhoso. Um feliz Natal, feliz Ano Novo e um bora trabalhar”, disse o governador.

Para o pescador, Luciano do Socorro, o novo espaço ajudará no desenvolvimento turístico da região. “Com certeza é uma alegria para a gente e para os turistas que querem visitar a praia de Ajuruteua. É uma das obras mais maravilhosas que eu já pude ver. E o povo aqui esta feliz, com certeza. Só as pessoas virem visitar para ver a maravilha que ficou essa obra aqui da orla”, disse.

A obra de infraestrutura executada contemplou a contenção de erosão, com a construção de muro de arrimo e com enrocamento – blocos de rocha para amortecer o impacto do fluxo de água, bem como a pavimentação asfáltica da orla ao longo de 700 metros de extensão.

O secretário de obras públicas do estado, Ruy Cabral, ressalta a importância da parceria com as prefeituras para o desenvolvimento dos municípios

“É um momento de muita felicidade, principalmente pelo período que se vive o festejo de final de ano e esse é um presente que o Governo do Estado entrega à população de Bragança que é a entrega da primeira etapa da orla de Ajuruteua. Quero parabenizar o prefeito Raimundão pela iniciativa, juntamente com o governo para desenvolver o turismo e a economia através da construção dessa orla”, disse o titular da SEOP.

O gestor municipal de Bragança, Raimundo Nonato de Oliveira (Raimundão), falou do orgulho de mais um importante equipamento público entregue à população.

“Como gestor municipal de Bragança, a entrega desta orla é um orgulho muito grande. Em 410 anos de existência dentro do nosso município, nunca teve ninguém para que junto com a gente, levantasse essa bandeira de construir uma Bragança melhor. Então hoje as duas orlas que o governador nos deu, é o orgulho do povo bragantino”, ressaltou o prefeito.

O vice-prefeito, Dr. Mário Júnior, falou a felicidade em receber este sonhado projeto do município e agradece a parceria do Governo do Estado.

“Esse marco histórico para Bragança, a primeira etapa de conclusão bem-sucedida desse projeto demonstra o compromisso da gestão municipal em promover o desenvolvimento urbano e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Com a entrega da Urbanização da Nova Orla da Praia de Ajuruteua em parceria com Governo, Bragança firma seu compromisso com o progresso e a valorização de seus espaços públicos, trazendo novas oportunidades e aprimorando a infraestrutura da cidade litorânea”, ressaltou o vice-prefeito.

O novo ponto turístico vai trazer melhorias para os moradores e turistas, fomentar a cultura, bem como fortalecer a economia local da região, como destaca o vendedor ambulante, Reginaldo Gomes, vendedor um dos benefícios para a região.
“Para nós, a praia de Ajureteu vai ter uma melhora muito maior. Tudo vai se modificar depois da inauguração da orla, vai trazer o desenvolvimento para o nosso povo”, pontou.

SUA CASA – Durante a agenda, foram entregues às famílias de Bragança, na região do Rio Caeté, 647 cheques do programa habitacional “Sua Casa”, do Governo do Pará, totalizando um investimento de mais de R$5 milhões. O benefício auxilia famílias em vulnerabilidade social na construção e reconstrução de residências, atende, prioritariamente, pessoas que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza, vítimas de sinistro, como incêndios, enchentes, vendavais, desabamentos etc.

Defensoria Pública do Estado – Foram realizados 2 milhões de Atendimento da Defensoria Pública do Estado (DPE). Somente em Bragança, 10 mil Atendimentos no ano de 2023.
Além disso, foi feita a entrega da 2° via da certidão de nascimento (Reconhecimento voluntário de paternidade) e Nova certidão de nascimento.
CAR – Semas entregou 89 Cadastros Ambientais Rurais validados a produtores rurais de Bragança, o equivalente a uma área de 2,2 hectares.

Confira as fotos:

https://drive.google.com/drive/folders/1D6F7U5RgLQ0-zyf44mPi_rzfZD1EUA7f

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté com informações da Agência Pará

Veja Também

Rotary Club de Bragança realiza ação de saúde no Mocajuba com cerca de 300 atendimentos

Ação social beneficiou moradores com serviços de saúde e orientações gratuitas na zona rural de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.