Home / Destaque / Em março, Pará registra redução de 40% nos índices de crimes violentos; veja os dados

Em março, Pará registra redução de 40% nos índices de crimes violentos; veja os dados

De acordo com dados divulgados neste fim de semana pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o mês de março de 2023 foi o melhor mês em termos de segurança pública, desde 2010. Os números apontam uma redução de 40% nos indicadores de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que reúne homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, em comparação a março de 2019.

No período analisado pela Siac, 1º a 31 de março de 2023, foram registrados 155 Crimes Violentos Letais Intencionais em todo o Estado. Esse dado, em comparação ao ano passado, quando foram contabilizados 188 CVLIs, demonstra uma queda de 17,55%.

A redução também é verificada em relação a 2019, quando foram computados 261 crimes violentos. A análise dos índices, ressalta o titular da Segup, Ualame Machado, aponta o caminho certo que vem sendo trilhado pela política pública de segurança em vigor no Estado. “Os resultados em março só vêm demonstrar o muito que tem sido feito pelo governo do Estado para combater de forma séria a criminalidade. Ano após ano, estamos colhendo meses ímpares no que diz respeito à redução, e março de 2023 vem confirmar isso”, frisou o secretário.

Outros números

Nos crimes de homicídios dolosos, o Pará também registrou queda em março. Foram 148 homicídios contra 176 em 2022, 184 em 2021, e 249 em 2019, destacando reduções de 15,91, 19,5% e 40,56%, respectivamente.

Outro crime que apresentou queda em março foi latrocínio, com o registro de quatro casos – diminuição acima da metade dos registros (55,56%), diante dos dados de 2022, quando houve nove ocorrências.

O primeiro trimestre deste ano também apresenta outras reduções consideráveis. Foram computados 464 Crimes Violentos de 1º de janeiro a 31 de março, uma queda de 14,5% em relação ao primeiro trimestre de 2022, e de 41,2% em comparação ao mesmo período de 2019. Foram 326 vidas preservadas em 2023 em relação a 2019.

Investimentos

Segundo o órgão, a queda se deve aos investimentos à inteligência e à integração, que completam a política dos três “Is” da Segurança Pública, afirma Ualame Machado. “Foram quatro anos em que pontuamos a necessidade de mudar o cenário da criminalidade, e a população paraense experimenta essa realidade. Foram fortes investimentos somados às demais estratégias de segurança, que impactam positivamente nos indicadores de criminalidade no Estado”, informa o secretário.

Ao longo dos últimos anos, o Pará ampliou os efetivos das polícias Militar, Civil, Científica, e do Corpo de Bombeiros Militar, e nomeou novos policiais penais e agentes de trânsito. O Sistema de Segurança também vem realizando inúmeras operações, como “Esperável”, “Tolerância Zero” e “Polícia Mais Forte”, que resultam em prisões e ações estratégicas que desarticulam o crime organizado no Estado, a exemplo da operação conjunta com a polícia do Rio de Janeiro (RJ) contra associações criminosas.

A construção de políticas públicas sociais, por meio do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), consolidadas nas Usinas da Paz, também contribuem para o cenário de redução da violência.

Por fim, o aporte recente de R$ 25 milhões em investimentos estratégicos pelo Executivo Estadual garante proteção e defesa dos agentes de segurança pública.

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de Bragança e Tracuateua serão diplomados nesta terça-feira (17)

Diplomação oficializa os eleitos para os mandatos de 2025 a 2028 em Bragança e Tracuateua ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.