Para reduzir o risco de interrupção no fornecimento de energia causado pela interferência de árvores na rede elétrica, a Equatorial Pará orienta aos clientes que as podas devem ser solicitadas diretamente às prefeituras municipais, que são as responsáveis por este serviço.
À Distribuidora cabe a poda dos galhos caídos, apoiados ou encostados na rede de energia elétrica, causando risco de interrupção no fornecimento do serviço. Vale ressaltar que a remoção destes resíduos deve ser feita apenas por profissionais qualificados pela Equatorial Pará, que utilizam equipamentos próprios para a realização do serviço.
Para que a segurança seja reforçada, o Executivo de Obras da Regional Nordeste, Alberto Amorim, dá algumas dicas em relação à poda.
“É muito importante que o cliente não tente podar a árvore, principalmente as que estão próximas à rede de energia. Entre em contato com a prefeitura da sua cidade e solicite o serviço e comunique à Equatorial quando houver galhos caídos, apoiados ou em contato com a rede de energia”, afirmou.
– Aqui vão algumas informações importantes sobre vegetações próximas à fiação elétrica: nunca tente fazer a poda sozinho.
– Sempre acione os órgãos ambientais do seu município. Também é importante observar;
As árvores, especialmente as de médio porte, devem ser plantadas em calçadas opostas à fiação de energia;
– Árvores de grande porte só devem ser utilizadas na arborização de praças, bosques, parques, grandes canteiros e espaços abertos, sendo observada a distância em relação à rede elétrica;
– É preciso conhecer previamente a planta para saber a necessidade e o momento da poda, assim como que partes devem ser aparadas;
– A responsabilidade da poda em residências e propriedades particulares são do proprietário e não deve ser realizada em dias de chuva, já que o tronco e folhas molhadas oferecem risco de acidentes;
– Em espaços públicos, a poda deve ser solicitada à prefeitura.
Mais informações
Para solicitar a poda em árvores que estão próximas ou encostando na rede elétrica, o cliente pode acionar a Equatorial Pará por meio dos canais de atendimento, que são: www.equatorialenergia.com.br, 0800 91 0196 ou pela Clara, via WhatsApp: (91) 3217-8200.
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Fonte: Diário do Caeté com informações da ASCOM Equatorial Pará