Home / Pará / Estado e Ministério da Saúde reúnem para tratar de ações de combate a doenças transmissíveis no Pará

Estado e Ministério da Saúde reúnem para tratar de ações de combate a doenças transmissíveis no Pará

Representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) estiveram na manhã desta sexta-feira, 21, com o Ministério da Saúde para uma reunião técnica sobre a situação das doenças transmissíveis no Pará. Representantes de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides puderam expor as dificuldades da Atenção Primária, trocar experiências e compreender como as ações bem sucedidas de saúde que vem sendo executadas podem ser expandidas para os demais municípios paraenses.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Sespa, Alessandra Bentes, o Pará possui especificidades geográficas e populacionais que dificultam a realização de algumas ações de saúde, o que justificativa a importância de ações de integração entre as três esferas que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS).

“A presença dessas especificidades no Estado, que é grande e possui dificuldades de acesso, precisa ser enxergada pelo Ministério da Saúde. Esta foi uma reunião de aproximação entre a Sespa e o MS, pois o Pará busca estar na vanguarda das políticas ministeriais para melhorar a saúde do Estado. Com esta reunião queremos mostrar a nossa voz, nossos desafios e buscar soluções para que esses desafios sejam efetivamente solucionados”, disse a diretora.

O encontro, que ocorreu na sede da Sespa, Nível Central, em Belém, buscou um diagnóstico da situação atual do Estado com diferentes perspectivas das esferas municipal e estadual e que deve gerar dados. O intuito das equipes é trabalha-los de forma qualitativa, e não apenas quantitativa. “A partir de agora nós vamos criar grupos de trabalho dentro de algumas dificuldades que já foram elencadas e que nós já temos conhecimento para discutir junto ao Ministério da Saúde as possíveis soluções. Neste momento, nosso foco é no planejamento e na integração”, completou a diretora.

As reuniões de alinhamento com Ministério da Saúde e representantes, inclusive de unidades hospitalares, estão ocorrendo desde a última quinta-feira (20).

“Na reunião de hoje, nós ouvimos relatos de problemas já antigos, mas é sempre importante ouvir de quem está trabalhando diretamente nos municípios e está atuando na Atenção Primária tudo que está afligindo e as principais dificuldades para realizar o trabalho. Fizemos uma lista de situações operacionais que já podem ser internamente resolvidas e das demandas que serão levadas ao Ministério da Saúde, para investigar melhor os casos e o que deve ser feito para solucioná-los com a nossa intervenção”, disse Cláudio Guedes Salgado, coordenador de Atenção às Doenças Transmissíveis na Atenção Primária à Saúde do Departamento de Gestão do Cuidado Integral da Secretaria de Atenção Primária a Saúde do Ministério da Saúde.

 

Fonte: Agência Pará

Veja Também

Equatorial Pará leva caravana de serviços à cidade de Tracuateua

E+ Caravana Equatorial oferece serviços como troca de lâmpadas, negociação de débitos e cadastro na ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.