Home / Destaque / Ex-deputado federal Wladimir Costa é condenado a 12 anos de prisão
Imagem: Reprodução/Arquivo - Agência Câmara.

Ex-deputado federal Wladimir Costa é condenado a 12 anos de prisão

Na última segunda-feira (9), o ex-deputado federal e empresário Wladimir Costa foi condenado a 12 anos de reclusão pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em decorrência de uma série de crimes, incluindo violência política de gênero, perseguição, violência psicológica contra a mulher, difamação majorada e extorsão. A decisão vem após sua prisão, ocorrida em 18 de abril de 2024, no Aeroporto Internacional de Belém, quando foi detido pela Polícia Federal sob a acusação de reiterada prática de crimes eleitorais.

Wladimir Costa foi acusado de ofensas e violência política contra a deputada federal Renilce Nicodemos (MDB-PA), incluindo agressões verbais nas redes sociais, o que resultou em sua prisão preventiva. A nova sentença proferida pelo TRE-PA detalhou as penas atribuídas ao ex-deputado: 4 anos por violência política de gênero, 1 ano por perseguição, 1 ano por violência psicológica contra a mulher, 1 ano por difamação majorada e 5 anos por extorsão.

Além da condenação à reclusão em regime fechado, devido à pena superior a oito anos, Wladimir Costa foi multado em R$ 175.088 mil, correspondente a 124 dias-multa, com valor calculado com base no salário mínimo.

A defesa de Costa, representada pelo advogado Alberto Boulhosa, anunciou que irá recorrer da decisão, classificando a pena como “extremamente exasperada”. Entretanto, a Justiça negou a possibilidade de recorrer em liberdade, mantendo a prisão preventiva do ex-deputado, que permanece detido desde abril.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté

Veja Também

Polícia Civil do Pará deflagra operação “Argos” e prende suspeitos de homicídio

Nesta sexta-feira (20), a Polícia Civil do Pará, por meio da Divisão de Homicídios (DH), ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.