Home / Economia / Exportações: China suspende embargo à carne do Brasil, afirma Ministério da Agricultura

Exportações: China suspende embargo à carne do Brasil, afirma Ministério da Agricultura

ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, informou que a China suspendeu o embargo à carne bovina brasileira. Principais compradores da carne produzida no Brasil, os chineses suspenderam a importação do produto em fevereiro deste ano após a confirmação de um caso isolado de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), popularmente conhecido como “mal da vaca louca”, detectado no município de Marabá, no sudeste do Pará.

N dia 2 de março, o Mapa informou que a análise do laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) confirmou que o caso isolado EEB é atípico, ou seja, não oferece riscos de contaminação a outros animais e, portanto, à saúde humana. Por isso, já havia a expectativa de que as exportações para a China fossem retomadas em breve. 

A decisão de suspender o embargo foi anunciada por Fávaro três dias antes de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcar para a China, onde deve se encontrar com o presidente Xi Jinping para discutir, entre outros temas, avanços na pauta comercial entre os países. O ministro informou sobre o fim da suspensão em entrevista à TV Globo, mas a decisão ainda não foi divulgada oficialmente pela Embaixada da China no Brasil. Também não foi divulgada, ainda, a data precisa para a retomada das vendas.

Além da China, Tailândia, Irã e Jordânia suspenderam as importações de carne bovina de todo Brasil. Já a Rússia embargou apenas a carne exportada do Pará, afetando uma única planta frigorífica do Estado, porque as demais já não exportavam carne para o país europeu.

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

Estado beneficia quase 400 famílias de Bragança com cheques do Sua Casa e CredCidadão

Em Bragança, o Governo do Pará entregou 373 cheques do programa habitacional “Sua Casa” para ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.