Interrupção de energia e abastecimento de água provoca insatisfação e prejuízos
Nesta quinta-feira (5), parte do centro comercial e diversos bairros de Bragança, no nordeste paraense, enfrentaram uma interrupção no fornecimento de energia elétrica, afetando diretamente a rotina dos moradores e causando prejuízos ao comércio local. A situação agravou-se ainda mais com a suspensão do abastecimento de água em boa parte do município, devido à dependência dos sistemas de bombeamento da Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA) da rede elétrica.
Em nota oficial divulgada nas redes sociais, a COSANPA esclareceu os motivos do problema:
“Atenção BRAGANÇA. Problemas elétricos afetaram o sistema que abastece o município nesta quinta-feira (5). A Equatorial Energia já foi acionada para restabelecer o serviço. Em seguida, o abastecimento será normalizado gradativamente.”
A insatisfação da população ficou evidente nos comentários na postagem da COSANPA, com moradores reclamando da recorrência na falta de água:
“Todo dia falta água, todo dia.”; “Cadê a água em Bragança?”; “A situação aqui em Bragança é horrível e desesperadora por falta de água… Aqui em casa já faz dias que estamos sem água.”
Diante das queixas, a companhia respondeu:
“O sistema que abastece já foi restabelecido. A distribuição é feita com pressão reduzida para manutenção em um dos conjuntos de motobomba. Essa condição interfere no atendimento em áreas mais altas ou distantes.”
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Impacto no comércio e posicionamento da CDL
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Bragança (CDL Bragança), que representa os interesses de lojistas e comerciantes da região, destacou os prejuízos causados pela interrupção do fornecimento de energia no município. Segundo a entidade, o problema prejudicou as atividades comerciais, especialmente no centro da cidade, onde há grande fluxo de consumidores.
“A constante oscilação e queda de energia têm causado inúmeros transtornos aos lojistas e consumidores. O comércio é um dos pilares da economia local e depende diretamente de energia elétrica para manter o funcionamento de sistemas como caixas registradoras, equipamentos de refrigeração e iluminação das lojas”, destacou a presidente da CDL de Bragança, Luciane Abdon.
A entidade ressaltou que o problema vai além do impacto econômico, afetando também a confiança dos consumidores.
“Quando há apagões ou quedas de energia frequentes, o público tende a evitar realizar compras, o que prejudica ainda mais os lojistas. Pedimos providências urgentes da Equatorial Energia Pará para garantir a estabilidade do fornecimento e evitar que esses problemas se repitam”, pontuou.
A CDL também destacou que áreas residenciais têm enfrentado dificuldades semelhantes, reforçando que o problema não é isolado ao centro comercial.
“É imprescindível que a distribuidora de energia tome medidas preventivas e apresente um plano de ações concretas para melhorar o serviço na região”, completou.
A entidade em outro momento já encaminhou um ofício à Equatorial Energia Pará, cobrando mais esclarecimentos e medidas preventivas. Além disso, busca dialogar com a prestadora do serviço para que os impactos ao comércio local sejam minimizados, especialmente durante o período de festas de fim de ano, quando há aumento significativo nas atividades comerciais.
Equatorial Energia Pará se pronuncia
Procurada pelo Diário do Caeté, a Assessoria de Comunicação da Equatorial Energia Pará esclareceu em nota via aplicativo de mensagem:
“A Equatorial Pará informa que suas equipes técnicas trabalham, sem medir esforços, para evitar novas interrupções no fornecimento de energia que atende as cidades de Bragança e de Viseu, nordeste do Pará, que tiveram algumas ocorrências, desde a última quarta-feira (4), por conta das fortes chuvas que atingem a região.
A distribuidora disponibilizou equipes extras para trabalhar na rede de energia que atende as localidades das zonas urbana e rural dos dois municípios e está atenta aos chamados dos clientes que acionam a empresa pelos canais de atendimento à população.”
A empresa reforçou os canais de atendimento ao cliente, que funcionam 24 horas por dia:
Central de atendimento: 0800 091 0196
WhatsApp Clara: (91) 3217-8200
Site oficial: www.equatorialenergia.com.br
Aplicativo Clara, disponível para Android e iOS
Fonte: Diário do Caeté