Nos dias 16, 17 e 18 de setembro, a Federação das Apaes do Estado do Pará (Feapaes-PA) realizará o VII Festival Estadual Nossa Arte no Teatro Liceu de Música de Bragança. O evento reunirá 151 artistas das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), que prometem encantar o público por meio de várias expressões artísticas, como dança, música, artes literárias, artes visuais e teatro.
Ver essa foto no Instagram
O presidente da Feapaes-PA, Emanoel O’ de Almeida Filho, destaca que o festival reflete a experiência vivida pelo movimento apaeano, que utiliza a arte para auxiliar no desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. “Queremos mostrar à sociedade o resultado dessas ações de arte e cultura realizadas dentro das Apaes, que contribuem para o desenvolvimento, habilitação e reabilitação dessas pessoas, permitindo-lhes apresentar espetáculos belíssimos e promover a inclusão social que tanto almejamos”, afirma Emanoel.
Após seis seletivas regionais, o evento selecionará os artistas que representarão o estado do Pará no Festival Nacional Nossa Arte, promovido pela Apae Brasil, que ocorrerá de 9 a 12 de dezembro no Rio de Janeiro.
“Temos observado grandes avanços dos artistas com deficiências múltiplas e cognitivas. Eles estão cada vez mais participativos nas ações dentro e fora do movimento apaeano”, conta Gemille Sales, coordenadora de Arte e Cultura do Festival. Ela enfatiza que a arte é uma ferramenta de desenvolvimento global que começa com o aumento da autoestima, passa pelo processo de cognição e autonomia, e culmina na descoberta de talentos e na socialização.
Expectativa está grande para as apresentações
Além de mostrar seu talento para um público maior, os assistidos das Apaes têm a oportunidade de conhecer novos lugares e pessoas. Muitos terão a experiência de viajar de avião pela primeira vez e participar de um intercâmbio cultural no ‘país chamado Pará’.
“Estou muito ansiosa, mas ao mesmo tempo muito feliz. É algo maravilhoso que a Apae está fazendo por todos os alunos, porque participar do Festival é incrível”, conta Melissa Oliveira, de 18 anos, da Apae de Marabá, que apresentou sua História em Quadrinhos e ganhou na categoria Artes Literárias.
Ver essa foto no Instagram
1º Encontro Estadual dos Autodefensores
Este ano, o Festival Estadual Nossa Arte incluirá o 1º Encontro Estadual dos Autodefensores, que ocorrerá no dia 17 de setembro, às 9h, na sede da Apae de Bragança. O objetivo é reunir os autodefensores regionais das Apaes para discutir o tema “Direitos e liberdades das pessoas com deficiência” e eleger o casal de autodefensores que representará o Pará na gestão de direitos para 2024-2026.
Os autodefensores fazem parte da estrutura administrativa da instituição, contribuindo com sugestões para melhorias de serviços e reivindicando seus direitos. “Eles querem reivindicar seus direitos e não sabem onde ir. Essa é a orientação que queremos dar a eles e fortalecer seus direitos”, afirma Kátia Leal, coordenadora de autogestão e autodefensoria da Feapaes-PA, referindo-se às leis que já existem, mas não são cumpridas como deveriam.
Os autodefensores estaduais da gestão 2021-2023 compartilham as suas experiências. “Estou me sentindo muito especial, importante e, principalmente, abençoada por Deus por representar o movimento apaeano pela Feapaes-PA e poder afirmar o quanto as pessoas com deficiência devem ser respeitadas, amadas e ter seus espaços garantidos”, afirma Maria da Conceição da Silva Quaresma, de 40 anos, da Apae de Abaetetuba. Conceição representou o Pará no Fórum de Autogestão e Autodefensoria em Maceió, Alagoas, sendo a segunda mais votada para a suplência nacional. Ela também participou da Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência em abril deste ano.
“Eu me sinto privilegiado e orgulhoso de defender os direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Além de fazer parte da Federação, onde tenho vez e voz, pude visitar as 36 Apaes do estado, fazer amizades e conhecer mais sobre meus direitos”, conta Elionay Júnior Gonçalves Pereira, de 32 anos, da Apae de Barcarena.
A missão dos novos autodefensores estaduais será fortalecer o debate em encontros regionais com o lema “Nada sobre nós, sem nós”.
História – Há 31 anos, a Feapaes-PA tem a missão de garantir direitos às mais de 7 mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla atendidas nas 36 Apaes do estado. Além de orientar o atendimento em assistência social, saúde, educação, esporte, arte e cultura. Ao longo dos anos, a Feapaes-PA realiza três eventos de grande alcance, um a cada três anos: um científico (Congresso das Apaes), um esportivo (Olimpíadas Especiais) e um artístico (Festival Nossa Arte). Estes eventos são oportunidades para mostrar à sociedade o desenvolvimento e o potencial dessas pessoas e contribuir para um mundo mais inclusivo e equitativo.
Programação do Festival em PDF: https://drive.google.com/file/d/1RP_SCMI4SPnA4oxnx5f6bkBX8BKInARZ/view?usp=sharing
Fonte: APAE Pará