Home / Cultura / Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes é declarada patrimônio cultural e imaterial do Pará

Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes é declarada patrimônio cultural e imaterial do Pará

O governador Helder Barbalho sancionou, na última terça-feira (2), a Lei 10.441/2024, que declara a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes patrimônio cultural e imaterial do Estado do Pará. O projeto é de autoria do ex-deputado Márcio Miranda, e foi colocado em pauta e aprovado pela Assembleia Legislativa (Alepa) no último dia 5 de março. O Decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (3).

A Feira Pan-Amazônica do Livro é considerada o maior evento literário do Norte do Brasil. A primeira edição ocorreu em 1996, no espaço do Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur), e em 2019 o evento foi ampliado com o espaço dedicado às Multivozes. Naquele ano, a Feira recebeu mais de 410 mil pessoas e vendeu 805 mil livros. A valorização dos escritores locais também ficou em evidência, com cerca de 54 mil livros vendidos.

Superação de metas – Na última edição, em 2023, a Feira bateu um novo recorde: foram mais de 107 mil visitantes em um dos dias da programação. O número é o mais alto já registrado, em apenas um dia, em todas as edições. Naquele ano, que marcou a 26ª edição, foram 450 mil visitantes, mais de 2 mil empregos gerados e venda de 720 mil livros, movimentando R$ 18 milhões em negócios ao longo de nove dias.

Ursula Vidal, titular da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), avalia que a declaração como patrimônio cultural e imaterial é um reconhecimento à importância da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes tem como política pública de valorização do livro e da leitura na formação da cidadania plena, dos processos criativos e da consciência crítica, necessária à construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

As multivozes presentes na programação, a cada ano, também reafirmam o compromisso do Governo do Pará com a pluridiversidade de nossas matrizes identitárias, e com a vocação da Feira de ser um espaço aberto para diálogos e diferentes perspectivas culturais e literárias”, destaca Ursula Vidal.

Descentralização – Em 2023, ainda como parte da política de descentralização e fomento à leitura, a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes ganhou novas parcerias com as prefeituras do interior. Naquele ano, foi realizada pela primeira vez a Festa Literária no município de Cametá, na Região de Integração Tocantins. A ação também ocorreu em Santarém, no Baixo Amazonas, e em Bragança, na Região do Rio Caeté.

Além disso, a Secult, responsável pela execução da Feira, também deu apoio a feiras realizadas em municípios do interior. A pasta correalizou, no ano passado, a Festa Literária de Castanhal, na Região Metropolitana, e a V Flix (Festa Literária Internacional do Xingu), no município de Altamira.

Homenagens em 2024 – Este ano, prevista para ocorrer no segundo semestre, a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes chega a sua 27ª edição, tendo como homenageados o escritor Antônio Juraci Siqueira e a mestra de cultura popular Iracema Oliveira.

O anúncio dos nomes, como de costume, foi feito no último dia do evento em 2023. Juraci Siqueira representará a literatura, e Iracema, guardiã de pássaro junino, as multivozes da cultura paraense.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Agência Pará

Veja Também

Romaria da Juventude reúne milhares de jovens em Bragança-PA

Nesta sexta-feira, 1º de novembro, a Romaria da Juventude levou milhares de jovens às ruas ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.