Home / Cidades / Fiscalização intensifica combate à pesca ilegal no rio Caeté durante o defeso
Imagem: Reprodução/ SECOM Prefeitura de Bragança 📸

Fiscalização intensifica combate à pesca ilegal no rio Caeté durante o defeso

Uma operação conjunta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e da Secretaria Municipal de Aquicultura e Pesca (SEMAP) apreendeu dezenas de redes de pesca irregulares no rio Caeté, nesta última semana. A ação, que integra o Acordo de Pesca do Rio Caeté, busca proteger os recursos pesqueiros da região, especialmente durante o período do defeso.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

De acordo com o secretário municipal de meio ambiente, Ubiranilson Oliveira, esta foi a segunda operação bem-sucedida contra a pesca ilegal, e ele destacou que a gestão municipal não tolerará crimes ambientais.

O defeso do rio Caeté ocorre de 1º de novembro a 28 de fevereiro, período em que a pesca é proibida em toda a extensão do rio, exceto para a pesca com linha de mão destinada ao consumo familiar. A medida protege o ciclo reprodutivo de espécies importantes, como o carataí, que desova nos trechos do rio durante as marés máximas de sizígia.

O acordo de pesca envolve 28 comunidades ribeirinhas, localizadas desde a ponte Sapucaia, em Bragança, até o limite territorial com Santa Luzia. Durante a piracema, quando os peixes de água doce sobem o rio contra a correnteza para a desova, a fiscalização se torna ainda mais rigorosa, uma vez que essa é a época em que as espécies ficam mais vulneráveis à pesca predatória.

As autoridades ambientais reforçam a importância da colaboração da população local na denúncia de atividades ilegais, contribuindo para a preservação do ecossistema do rio Caeté e o sustento das comunidades que dele dependem.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Secretário de Esportes anuncia novidades para a Semana da Pátria 2025 em Bragança; veja a entrevista

Com reconhecimento estadual e novidades no esporte, a 56ª Semana da Pátria promete ser a ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.