Home / Brasil / Flávio Dino manda PF abrir inquérito sobre morte de Marielle

Flávio Dino manda PF abrir inquérito sobre morte de Marielle

Na noite de 14 de março de 2018, a vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) foi executada a tiros junto de seu motorista, Anderson Gomes, no Rio de Janeiro. O crime teve repercussão mundial, e até o momento os mandantes e as motivações dos assassinatos não foram identificados.

Com a intenção de “ampliar a colaboração federal” nas investigações do caso, o Ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou a abertura de um inquérito da Polícia Federal sobre a organização criminosa que assassinou a vereadora e seu motorista. Marielle tinha 38 anos e foi a quinta parlamentar mais votada da cidade em 2016, com mais de 46 mil votos em sua primeira disputa eleitoral.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) apontou denunciou Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz como mandantes dos assassinatos. Ambos estão presos.

“A fim de ampliar a colaboração federal com as investigações sobre a organização criminosa que perpetrou os homicídios de Marielle e Anderson, determinei a instauração de Inquérito na Polícia Federal. Estamos fazendo o máximo para ajudar a esclarecer tais crimes”, escreveu Flávio Dino no Twitter nesta quarta-feira (22).

Conforme apuração da TV Globo, a abertura do inquérito não significa uma federalização do caso, mas um apoio da PF nas investigações que seguem com o MPRJ. Flávio Dino já havia falado, na semana passada, que instituição federal ajudaria nas investigações, com a intenção de cooperação entre os órgãos.

Assim que assumiu o cargo de Ministro da Justiça, Dino colocou a solução dos assassinatos como uma “questão de honra”.

INVESTIGAÇÕES

Desde o crime, no início de 2018, três grupos diferentes de promotores ficaram à frente do caso no MPRJ. Na Polícia Civil, cinco delegado já chefiaram as apurações. Houve até mesmo um debate sobre a federalização do caso, no entanto, sem avanço.

Fonte: Dol

Veja Também

CNU: resultado sai resultado de revisão de notas de títulos nesta terça-feira

Pedidos podem ser consultados no site do certame O Ministério da Gestão e da Inovação ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.