Home / Economia / Governo do Estado publica decreto para garantir abastecimento de pescado durante a Semana Santa

Governo do Estado publica decreto para garantir abastecimento de pescado durante a Semana Santa

O governador do Pará, Helder Barbalho, assinou o Decreto 2.941, que estabelece medidas administrativas para garantir o abastecimento de pescado no mercado interno durante o período da Semana Santa, entre os dias 24 de março e 7 de abril de 2023. As regras foram publicadas no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (13).

Segundo o decreto, a Administração Pública estadual está autorizada a suspender a emissão de documentos necessários para a movimentação de toda e qualquer espécie de pescado in natura, fresco, resfriado, congelado e curado (salgado) para fora do Estado do Pará, exceto pescado congelado e com selo de aprovação do Serviço de Inspeção Federal (SIF), expedido em favor de indústrias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) também fica autorizada a suspender a emissão de Guia de Transporte Animal (GTA) para pescados vivos e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) a suspender a emissão de Nota Fiscal para a comercialização e circulação de todo e qualquer pescado.

Além disso, a Administração Pública estadual realizará controle e fiscalização nos postos de fronteira, nos entrepostos de embarque fluvial de pescado para exportação e nas estradas de acesso às fronteiras, de modo a impedir a saída de pescado que esteja desacompanhado das respectivas autorizações e documentos fiscais.

Sedap deve fazer parcerias para garantir abastecimento

Para garantir o abastecimento do mercado interno, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), segundo o decreto, buscará parcerias com as prefeituras, cooperativas, entidades representativas do setor pesqueiro artesanal, organizações de aquicultores e indústrias de pescado para implantar o projeto Feira do Pescado, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de abril de 2023.

Os fornecedores ficarão obrigados a garantir o abastecimento dos pontos de vendas durante os dois dias da realização do projeto Feira do Pescado. A estrutura de venda e a limpeza do local dos pontos de vendas serão de responsabilidade dos fornecedores, conforme Termo de Compromisso a ser firmado com a Sedap.

A Sedap, segundo o decreto do governador, credenciará os interessados em participar do projeto Feira do Pescado e divulgará ao público o evento, os pontos de venda e a listagem de parceiros, destacando, quando for o caso, os descontos nos preços oferecidos, de modo a evidenciar a responsabilidade social de todos os participantes.

O objetivo do decreto, segundo o Governo do Estado, é garantir o abastecimento de pescado no mercado interno durante o período da Semana Santa, reduzindo os problemas de abastecimento e garantindo a oferta do produto a preços mais acessíveis.

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas começa nesta sexta com facilidades para consumidores endividados

A partir desta sexta-feira, 1º de novembro, consumidores endividados têm a chance de renegociar suas ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.