Home / Pará / Governo do Pará e Guiana Francesa avançam na construção de tratado
Imagem: Reprodução/Ag. Pará

Governo do Pará e Guiana Francesa avançam na construção de tratado

O principal objetivo do encontro foi alinhar os eixos prioritários que irão compor o tratado de cooperação atualmente em construção entre o Governo do Pará e a Comissão de Trabalho das Guianas (CTG)

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), representada pelo titular da pasta, Paulo Bengtson, deu mais um passo rumo ao fortalecimento das relações bilaterais ao receber, na tarde de segunda-feira (20), o vice-presidente da Coletividade Territorial da Guiana Francesa (CTG) e o delegado ao Desenvolvimento Econômico, Jean-Luk Lewest. A reunião foi conduzida pelo secretário e contou com a presença do representante permanente da CTG no Pará, Christian Haridas, de membros da comitiva diplomática, do diretor de Energia da Sedeme, Mauro Bastos e do assessor Leonardo Lobato.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

O principal objetivo do encontro foi alinhar os eixos prioritários de áreas estratégicas que irão compor o tratado de cooperação atualmente em construção entre o Governo do Pará e a Comissão de Trabalho das Guianas (CTG). A iniciativa busca estreitar o diálogo institucional e promover oportunidades de desenvolvimento econômico sustentável, consolidando avanços e ampliando ações estratégicas que visam fortalecer as iniciativas conjuntas entre os territórios. Outro ponto relevante foi a promoção do intercâmbio cultural, expansão das parcerias em pesquisa científica e inovação tecnológica, com ênfase em soluções sustentáveis para a região amazônica.

O Produto Interno Bruto (PIB) também foi destacado por Bengtson: “O PIB do Pará é um dos maiores da Região Norte, impulsionado por atividades como a produção de carne bovina, soja e milho”, disse. No primeiro trimestre de 2025, o Estado registrou crescimento de 5,36%, superando a média nacional de 2,85%. Bengtson destacou ainda o reconhecimento internacional da culinária paraense, celebrada pela diversidade de sabores e ingredientes locais.

Jean-Luk Lewest demonstrou interesse em estreitar as relações econômicas com o Pará. “Queremos cooperar no plano agrícola, além de áreas como gás, petróleo, mineração, bioeconomia e outros. Mas tudo começa, sem dúvida, pela conexão logística entre os nossos territórios. É fundamental estabelecer uma infraestrutura de transporte eficiente, que permita o escoamento de mercadorias entre o Pará e a Guiana Francesa”, pontuou.

“Esse processo tem início com o transporte de cabotagem e com a capacidade de interligar nossas economias. Quando essas linhas marítimas forem criadas, será muito mais fácil implementar uma política consistente de importação e exportação. Por isso, considero essencial receber o secretário Paulo Bengtson em Caiena e, se possível, retornar ao Pará para dar continuidade a esse diálogo tão promissor”, acrescentou.

Fonte: Agência Pará

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Belém entra na reta final de preparativos para a COP 30

A uma semana da conferência climática, a capital paraense vive intensa movimentação com eventos preparatórios, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.