Home / Destaque / Governo do Pará potencializa investimentos em saúde com a entrega de policlínicas em várias regiões
Imagem: Reprodução/Marco Santos/Ag. Pará/Todos os direitos reservados.

Governo do Pará potencializa investimentos em saúde com a entrega de policlínicas em várias regiões

Vice-governadora Hana Ghassan visitou a policlínica de Marabá, que está em fase final de conclusão. Belém, Tucuruí, Capanema e Bragança já foram contemplados com unidades, que descentralizam os serviços e oferecem atendimento especializado

As policlínicas são uma das principais estratégias do Governo do Pará, que busca a descentralização dos serviços de saúde pública e a garantia de atendimento de qualidade. Desde 2019, os municípios de Belém, Tucuruí, Capanema e Bragança foram contemplados com a construção desses equipamentos, que também são espaços de formação e qualificação para profissionais de saúde, contribuindo para o acesso rápido e eficiente aos cuidados médicos de média e alta complexidade.

As unidades oferecem exames gráficos e de imagem (ressonância magnética, tomografia e eletrocardiograma), consultas clínicas com especialistas e alguns procedimentos cirúrgicos.

“A partir destes investimentos, estamos conseguindo entregar diversas policlínicas pelo Estado. É uma estratégia fundamental para desafogar as filas existentes nos hospitais regionais para consultas e realização de diagnósticos”, explica Ivete Vaz, titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Conforme o Governo do Estado, a meta é que até o final de 2024, outras policlínicas estejam funcionando em Marabá, no sudeste paraense; Altamira e Santarém, na região oeste do estado; e Breves, no Marajó.

Vice-governadora visita policlínica de Marabá

Nesta sexta-feira, 30, em agenda no município de Marabá, na Região de Integração Carajás, a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, visitou as obras da Policlínica que está em fase final de conclusão. Os serviços são gerenciados pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e o investimento é de mais de R$ 28 milhões.

A Policlínica possui cerca de 2.380 m² de área em obras, com dois andares e contará com 53 salas para os mais diversos atendimentos de saúde, incluindo atendimentos primários. O espaço vai contar com as seguintes especialidades médicas: ginecologia, otorrino e oftalmologia. Além de exames como eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma, mapa, holter, teste ergométrico, ultrassonografia, mamografia, raio-x, densitometria, tomografia, ressonância magnética, endoscopia.

“Estivemos na policlínica, cuja obra está praticamente concluída, serão mais de 35 especialidades médicas. Além disso, o espaço terá o Natea, que é um atendimento especializado às famílias que têm filho com transtorno do espectro autista. Além de realizar o atendimento, você qualifica a mão de obras para que possa, em toda região, atender nesse segmento que é tão importante, e a descentralização desses serviços”, afirmou a vice-governadora.

Atendimento qualificado – Para o vendedor Sandro Santos, que levou a esposa para ser atendida na Policlínica de Belém, o espaço está aprovado. Ele fez questão de destacar a eficiência dos profissionais.

“Fomos bem recepcionados desde a portaria até a saída. A enfermeira que fez a triagem foi muito educada e atenciosa, postura que, muitas vezes, não vemos em outros hospitais. Só temos que elogiar. O atendimento foi de primeira, muito cuidadoso em um momento em que precisávamos ser acolhidos”, afirma Sandro.

A primeira policlínica do Pará, a Poli Metropolitana, em Belém, oferece mais de 20 especialidades médicas e não médicas, além de exames de imagem e laboratório de análises clínicas. O atendimento é realizado, exclusivamente, com agendamento prévio. Os serviços de especialidades são referenciados pelas unidades de Atenção Básica em Saúde. Após o diagnóstico, os pacientes são encaminhados aos hospitais de referência para a continuação do tratamento.

A autônoma Eliene Araújo, 50 anos, passou por consultas com cardiologista e mastologista na Policlínica de Belém. “Tive um problema nos seios e fui atrás de atendimento de saúde. Fui encaminhada para a Poli Metropolitana, e foi ótimo. Agradeço muito aos profissionais que me atenderam e ao tratamento que eles dão a todos os seus pacientes”, ressalta a usuária.

Tucuruí – Entregue pelo Governo do Pará, em junho de 2022, a Policlínica Lago de Tucuruí, na região sudeste do estado, com capacidade para realizar até 9 mil atendimentos por mês, já mudou a realidade na área de saúde em municípios: Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí. A unidade conta ainda com o Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo (Natea). Desde o início do funcionamento, foram feitos 34.705 atendimentos.

Capanema – Também em junho de 2022, o Estado entregou a Policlínica de Capanema, para assegurar o acesso a serviço médico de qualidade, a partir do modelo adotado na Policlínica Metropolitana, na capital paraense. A unidade conta com serviços de Terapia Renal Substitutiva – Hemodiálise (TRS) e um Natea.

Bragança – Entregue em julho deste ano, a “Policlínica Ruth Nobre Bragança”, fruto de um convênio entre a Prefeitura de Bragança e a Sespa, beneficia o município e toda a Região de Integração Rio Caeté. A unidade disponibiliza 32 especialidades médicas e equipamentos de ponta, que permitem diagnósticos precisos e a prevenção de hospitalizações tardias.

Fonte: Agência Pará

Veja Também

Confira: Início e a programação da Festividade de Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro, em Bragança

Na manhã desta sexta-feira (20) de setembro, a Paróquia Santuário Nossa Senhora Mãe do Perpétuo ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.