Home / Destaque / Governo Federal anuncia crédito para reforma de moradias e ampliação de atendimento com especialistas no SUS durante Marcha dos Prefeitos
Imagem: Divulgação/Foto: Perfil Oficial Instagram Dr. Mário Júnior @drmariojuniorpa

Governo Federal anuncia crédito para reforma de moradias e ampliação de atendimento com especialistas no SUS durante Marcha dos Prefeitos

Lula anuncia crédito para reforma de moradias e atendimento com especialistas no SUS durante a Marcha dos Prefeitos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta terça-feira (20), duas novas políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população brasileira: uma linha de crédito destinada à reforma de moradias e outra para ampliar o acesso a médicos especialistas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). As medidas foram divulgadas durante a 26ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, conhecida como Marcha dos Prefeitos, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília.

Durante seu discurso, Lula destacou a importância da atuação conjunta entre os entes federativos e reforçou que “todo cidadão terá direito à segunda consulta com especialista e também a exames de imagem, como ressonância magnética e tomografia”. A proposta visa enfrentar um dos principais gargalos do SUS: a demora no encaminhamento de pacientes para atendimento especializado.

Segundo o presidente, o governo federal também se prepara para lançar uma nova edição do PAC Seleções, com foco na construção de moradias. O programa financia obras públicas prioritárias indicadas pelos municípios, com o objetivo de atender demandas locais e reduzir o déficit habitacional no país.

No mês passado, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, já havia sinalizado que o governo buscaria parcerias com a rede privada para garantir que os atendimentos especializados ocorram no tempo certo. Ele ressaltou que muitos estabelecimentos de saúde privados operam com capacidade ociosa, o que pode ser aproveitado especialmente em casos de diagnóstico e tratamento de câncer.

A Marcha dos Prefeitos, que este ano tem como tema “Autonomia municipal: a força que transforma o Brasil”, reúne gestores de cidades de todo o país para dialogar com o governo federal sobre políticas públicas e apresentar as demandas dos municípios. O evento teve início na segunda-feira (19) e segue até quinta-feira (22), com painéis sobre federalização climática, segurança pública, saúde, educação e orientações sobre emendas parlamentares.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

Entre as pautas apresentadas pela CNM, está a reivindicação por maior celeridade na transferência de emendas aos municípios e o apoio do Executivo à PEC 66/2023, chamada de PEC da Sustentabilidade Fiscal, que propõe um novo prazo para parcelamento especial das dívidas municipais.

Lula participou da abertura do evento ao lado de ministros de Estado, que também farão apresentações aos prefeitos ao longo da programação. Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do Senado Federal, Davi Alcolumbre, também marcaram presença no encontro.

Representando o município de Bragança, no nordeste do Pará, estiveram presentes o prefeito Dr. Mário Júnior, a vice-prefeita Marcely Castanho, além de secretários municipais e vereadores, que acompanharam a programação e os anúncios feitos durante a Marcha.

Considerado o maior evento municipalista da América Latina, o encontro é uma oportunidade de aprendizado, troca de experiências e articulação política, fortalecendo as ações da gestão municipal em busca de mais avanços e conquistas para a população bragantina.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté com informações da Agência Brasil

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Prefeito Dr. Mário Júnior e comitiva de Bragança participam da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Evento reúne prefeitos, vereadores e autoridades de todo o país para debater os desafios da ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.