Home / Brasil / Governo Federal lança SinPatinhas: Cadastro Nacional gratuito para cães e gatos já está disponível
Imagem: Divulgação/Foto: Secretaria de Comunicação Social.

Governo Federal lança SinPatinhas: Cadastro Nacional gratuito para cães e gatos já está disponível

Cadastro nacional gratuito reúne dados sobre cães e gatos no Brasil e facilita a identificação de animais perdidos, sem cobrança de taxas ou impostos

Foi lançado nesta quinta-feira (17) o SinPatinhas, o novo Sistema de Cadastro Nacional de Animais Domésticos, previsto pela Lei nº 15.046/2024. A iniciativa, debatida e construída no Congresso Nacional, tem como objetivo principal organizar e centralizar os dados sobre cães e gatos no Brasil, promovendo ações mais eficazes de proteção, saúde e bem-estar animal. O registro é gratuito e voluntário para a maioria dos tutores.

O SinPatinhas permitirá que tutores, ONGs e prefeituras cadastrem seus animais de estimação e emitam a Carteira de Identificação Animal – o chamado “RG Animal” – com QR Code, que pode ser fixado na coleira. Em caso de perda, qualquer pessoa pode usar o QR Code para localizar o tutor e ajudar o pet a voltar para casa. O sistema já está ativo e pode ser acessado pelo site: https://sinpatinhas.mma.gov.br.

A lei que criou o SinPatinhas não institui nenhum tipo de taxa ou imposto para o cadastro ou para os próprios animais. A União será responsável pela criação, manutenção e fiscalização da plataforma. Um modelo padronizado será adotado em todo o território nacional, sendo atualizado pelos entes federados para garantir eficiência e uniformidade.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

O sistema também aceita o registro de animais microchipados, embora a microchipagem não seja obrigatória. O microchip é um dispositivo do tamanho de um grão de arroz implantado sob a pele do animal, contendo um número único que pode ser lido por scanner ou aplicativo. O SinPatinhas aceita chips de qualquer fabricante, e o tutor pode escolher o modelo em conjunto com o médico veterinário.

Atualmente, estima-se que o Brasil tenha cerca de 62,2 milhões de cães e 30,8 milhões de gatos, dos quais aproximadamente 35% vivem nas ruas ou em abrigos. O SinPatinhas surge como ferramenta estratégica de política pública, ao fornecer dados sobre castração, microchipagem e localização dos animais, o que auxiliará no direcionamento de programas governamentais.

O cadastro é obrigatório apenas para ONGs e prefeituras que utilizam recursos federais — como emendas parlamentares — para ações como castração e microchipagem. Nessas situações, o registro no sistema servirá como comprovação dos serviços prestados. Além disso, o Governo Federal, conforme a disponibilidade orçamentária, apoiará campanhas municipais de castração e microchipagem, garantindo também assistência a pessoas em situação de rua e seus animais.

Outra vantagem do sistema é a possibilidade de responsabilização de tutores que abandonem seus animais, já que o registro cria uma identificação permanente e intransferível. Todas as informações pessoais dos tutores são protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sendo divulgadas publicamente apenas estatísticas gerais, como o número de animais registrados e castrados.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Revitalização em Ajuruteua: obras garantem mais segurança e lazer

Com o olhar voltado tanto para os moradores quanto para os visitantes, a Prefeitura de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.