Nesta quarta-feira, 24 de abril, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou três projetos de lei que visam fortalecer setores essenciais para o desenvolvimento nacional: o turismo, a cultura e a proteção dos trabalhadores em arquivos e bibliotecas.
O Projeto de Lei n° 3724/2021 foi um dos destaques, reconhecendo os blocos e bandas de carnaval como manifestações da cultura brasileira. Este reconhecimento engloba não apenas os desfiles, mas também toda a riqueza musical, práticas e tradições associadas a essa festividade nacional. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, ressaltou a importância do carnaval como um momento de expressão da diversidade cultural brasileira durante a cerimônia de sanção do PL.
“Carnaval é o momento mais expressivo, mais aberto, onde toda a cultura brasileira e os trabalhadores da cultura se manifestam, mostrando também a potência da nossa diversidade cultural em relação à nossa música e à expressão da cultura popular”, afirmou a ministra Margareth Menezes (Cultura).
Ver essa foto no Instagram
Essa medida se soma à já existente Lei nº 14.567/2023, que reconhece as escolas de samba como manifestação da cultura nacional, reforçando o compromisso do governo com a preservação e valorização das tradições brasileiras.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté