Home / Cultura / Governo sanciona lei que reconhece como manifestação da cultura nacional os blocos e as bandas de carnaval
Imagem: Márcio Mafra/Diário do Caeté. Todos os direitos reservados.

Governo sanciona lei que reconhece como manifestação da cultura nacional os blocos e as bandas de carnaval

Nesta quarta-feira, 24 de abril, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou três projetos de lei que visam fortalecer setores essenciais para o desenvolvimento nacional: o turismo, a cultura e a proteção dos trabalhadores em arquivos e bibliotecas.

O Projeto de Lei n° 3724/2021 foi um dos destaques, reconhecendo os blocos e bandas de carnaval como manifestações da cultura brasileira. Este reconhecimento engloba não apenas os desfiles, mas também toda a riqueza musical, práticas e tradições associadas a essa festividade nacional. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, ressaltou a importância do carnaval como um momento de expressão da diversidade cultural brasileira durante a cerimônia de sanção do PL.

“Carnaval é o momento mais expressivo, mais aberto, onde toda a cultura brasileira e os trabalhadores da cultura se manifestam, mostrando também a potência da nossa diversidade cultural em relação à nossa música e à expressão da cultura popular”, afirmou a ministra Margareth Menezes (Cultura).

Essa medida se soma à já existente Lei nº 14.567/2023, que reconhece as escolas de samba como manifestação da cultura nacional, reforçando o compromisso do governo com a preservação e valorização das tradições brasileiras.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté

Veja Também

Irmandade da Marujada de São Benedito celebra 226 anos com programação especial em Bragança

A Irmandade da Marujada de São Benedito de Bragança convida todas as marujas e marujos ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.