Nesta quinta-feira (8), às 13h09 (horário de Brasília), a tão aguardada fumaça branca emergiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, sinalizando ao mundo que a Igreja Católica tem um novo líder espiritual. A eleição ocorre 16 dias após o falecimento do Papa Francisco, em 21 de abril. A decisão foi alcançada na quarta votação do conclave, que reuniu 133 cardeais de 71 países, incluindo seis brasileiros.
A Praça de São Pedro, repleta de fiéis e turistas, explodiu em júbilo ao testemunhar o sinal tradicional que indica a escolha do novo pontífice. Agora, todos aguardam o anúncio oficial do cardeal protodiácono, que proclamará a célebre frase em latim: “Habemus Papam!” Em seguida, o novo Papa aparecerá na sacada da Basílica de São Pedro para sua primeira bênção “urbi et orbi”.
Ver essa foto no Instagram
O processo entre a fumaça branca e a aparição do novo Papa costuma durar cerca de uma hora, tempo necessário para que o escolhido aceite a eleição, escolha seu nome papal e se prepare para a apresentação pública.
Este momento histórico marca o início de um novo capítulo para a Igreja Católica e seus mais de um bilhão de fiéis ao redor do mundo. A expectativa agora se volta para conhecer a identidade do 267º Sumo Pontífice e as diretrizes que ele estabelecerá para o futuro da Igreja.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté