Medida visa reforçar a segurança durante o maior evento internacional já realizado na Amazônia, que reunirá líderes mundiais em Belém
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), solicitou ao governo federal a aplicação de um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém, entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram
Em entrevista ao Estadão, Barbalho afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve autorizar a medida, que já foi articulada com as Forças Armadas. A GLO prevê o uso das Forças Armadas em ações de segurança pública em caráter temporário, quando há necessidade de reforçar a ordem e a proteção de autoridades, delegações e espaços estratégicos.
A decisão envolve também o período da cúpula de líderes, que acontecerá nos dias 6 e 7 de novembro, antecedendo a conferência principal. O encontro reunirá chefes de Estado e de Governo, ministros e dirigentes de organizações internacionais para discutir os principais desafios e compromissos globais no enfrentamento das mudanças climáticas.
Embora a segurança pública seja responsabilidade dos Estados, a GLO é uma medida excepcional que só pode ser autorizada por decreto presidencial, permitindo a atuação conjunta das forças federais e estaduais para garantir a tranquilidade e o bom andamento do evento.
Com a COP 30 sendo o maior evento internacional já sediado na Amazônia, o governo estadual e federal reforçam a importância de planejar a segurança de forma integrada, considerando a presença de líderes mundiais e o grande fluxo de visitantes que Belém deve receber.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté
Portal de Notícias Diário do Caeté Faz parte do seu dia!