Home / Pará / Helder e Lula entregam ampliação do Aeroporto Internacional de Belém
Imagem: Reprodução/ Ricardo Stuckert/PR/Ag. Brasil

Helder e Lula entregam ampliação do Aeroporto Internacional de Belém

Ampliação eleva a capacidade para cerca de 13 milhões de passageiros ao ano e reforça o papel de Belém como porta de entrada da Amazônia

O Aeroporto Internacional de Belém foi entregue ampliado e modernizado neste sábado, 1º de novembro. Na cerimônia, o governador Helder Barbalho acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A obra, antecipada em quase um ano em relação ao cronograma, prepara o terminal para a COP30 e para o crescimento sustentável do turismo e dos negócios no Pará.

“Hoje, nós estamos entregando a ampliação do Aeroporto Internacional de Belém, um investimento privado de mais de 400 milhões que permite dobrarmos a capacidade desse aeroporto, saindo de 7 milhões para mais de 13 milhões de passageiros. Isso é fundamental, porque estrutura essa nova vocação do Pará no turismo, a partir da capital da Amazônia. E todo mundo vem chegando à COP30 e fortalecendo o turismo da floresta aqui em Belém do Pará”, destacou o governador Helder Barbalho. 

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

Com R$ 450 milhões aplicados, a capacidade anual passa de 7,7 para cerca de 13 milhões de passageiros. As áreas de embarque quase triplicaram; dois novos mezaninos agilizam inspeção e embarque; o saguão foi ampliado, climatizado e ganhou sanitários e espaços família. Na área externa, o acesso de pedestres e veículos foi reorganizado para dar mais fluidez.

Nas operações, o terminal recebeu cinco novas posições para aeronaves categoria C, requalificação de pistas e taxiways, balizamento e sinalização modernizados, RESAs nas quatro cabeceiras, além de PAPIs e ALS com tecnologia LED, pacote que aumenta segurança e regularidade de voos.

A infraestrutura já se traduz em mais conectividade: rota Belém–Bogotá (Avianca), voo direto para Miami (GOL) e reforço de malha doméstica (LATAM e GOL). Durante a COP30 (1º a 23 de novembro), a projeção é atender cerca de 508 mil passageiros em 3.122 voos, quase o dobro do volume do mesmo período de 2024, com oferta 57% maior.

Fonte: Agência Pará

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Belém entra na reta final de preparativos para a COP 30

A uma semana da conferência climática, a capital paraense vive intensa movimentação com eventos preparatórios, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.