O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou, nesta quarta-feira (4), a Marujada de São Benedito de Bragança e de outros municípios da região nordeste do Pará e da região metropolitana de Belém, o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A definição ocorreu em reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural da entidade e a aprovação foi por unanimidade entre os 22 conselheiros.
Além de Bragança, outros municípios da região nordeste do Pará que também mantêm a tradição da Marujada de São Benedito foram contemplados com o título, como Augusto Corrêa, Primavera, Quatipuru, Tracuateua, Capanema e também Ananindeua, ampliando o reconhecimento do papel dessa manifestação em todo o Pará, ficando nomeado pelo IPHAN como Marujadas de São Benedito no Pará.
A declaração acontece um dia após a celebração dos 226 anos da Irmandade e da Marujada de São Benedito de Bragança, que se destaca como uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas e significativas do estado do Pará.
A partir de agora, a Marujada de São Benedito integra o seleto grupo de bens culturais protegidos pelo Estado brasileiro, o que deve atrair ainda mais atenção para a sua importância histórica e cultural.
Confira o vídeo completo:
Fonte: Diário do Caeté