Home / Economia / IBGE: PIB cresce 2,9% no Brasil em 2022, mesmo com queda no 4º trimestre

IBGE: PIB cresce 2,9% no Brasil em 2022, mesmo com queda no 4º trimestre

Dados divulgados nesta quinta-feira (2), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam crescimento de 2,9% do Produto Interno Bruto brasileiro (PIB) brasileiro no ano passado, totalizando R$ 9,9 trilhões. Para a entidade, estímulos fiscais dados à economia e o aumento expressivo no consumo a partir da reabertura de bares, restaurantes, salões de beleza, turismo e outras atividades, impulsionaram os números.

Os dois fenômenos, porém, perderam força no segundo semestre e causaram uma desaceleração gradual da economia.

Considerando o desempenho por atividade, em 2022, o destaque ficou com o setor de serviços, com alta de 4,2%. Veja os resultados por atividade:

  • Serviços: 4,2%
  • Indústria: 1,6%
  • Agropecuária: -1,7%
  • Consumo das famílias: 4,3%
  • Consumo do governo: 1,5%
  • Investimentos: 0,9%
  • Exportações: 5,5%
  • Importação: 0,8%

Em 2021, o crescimento da economia brasileira foi de 5%, em razão da retomada econômica após os impactos da pandemia de covid-19.

4º trimestre

PIB brasileiro recuou 0,2% no 4º trimestre de 2022 em comparação ao trimestre imediatamente anterior, com destaque para indústria, que retraiu 0,3%. Agropecuária e serviços apresentaram variação positiva de 0,3% e 0,2%, respectivamente.

Já o PIB per capita alcançou R$ 46.154,6 em 2022, montante que representa um avanço real de 2,2% ante o ano anterior.

A taxa de investimento em 2022 foi de 18,8% do PIB e a de poupança, 15,9%.

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas começa nesta sexta com facilidades para consumidores endividados

A partir desta sexta-feira, 1º de novembro, consumidores endividados têm a chance de renegociar suas ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.