Inscrições abertas para cursos gratuitos em Belém, Bragança, Santarém e Vigia. E oferecem bolsas de R$ 200 para alunos frequentes
Para fortalecer e desenvolver o setor do turismo no Estado do Pará, o Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA), divulga os cursos e vagas que serão ofertados pela “Escola Nacional do Turismo”. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas via formulário que estará disponível no site do https://prosel.ifpa.edu.br/cursos-de-extensao-escola-nacional-de-turismo para preenchimento on-line.
Ver essa foto no Instagram
Ao todo serão 4.760 (quatro mil setecentos e sessenta) vagas, distribuídas em 4 campi conforme abaixo:
160 (cento e sessenta) vagas no IFPA campus Bragança;
1.200 (mil e duzentas) vagas no IFPA campus Vigia;
1.960 (mil novecentas e sessenta) vagas no campus Belém, e;
1.440 (mil quatrocentas e quarenta) vagas no campus Santarém.
Os editais das ofertas foram publicados pela Pró-Reitoria de Extensão do IFPA na última quinta-feira, 10 de outubro. Os cursos são gratuitos, terão duração média de dois meses e meio e buscam atender os eixos de turismo, hospitalidade e lazer.
📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram
Bragança
EDITAL Nº 02/2024
CHAMADA PÚBLICA DO IFPA CAMPUS BRAGANÇA, PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS EM CURSOS DE EXTENSÃO DA ESCOLA NACIONAL DE TURISMO
O MINISTÉRIO DO TURISMO EM PARCERIA COM O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ-IFPA, através da Pró-Reitoria de Extensão e do campus Bragança, torna pública a realização de Chamada Pública para preenchimento de 160 vagas, para Cursos de Extensão da Escola Nacional de Turismo, na modalidade presencial, com foco em oferecer um legado de profissionalização do setor no Estado do Pará, após a conclusão da COP-30.
CURSOS E VAGAS
Ciclo 2 – Aulas de 06/01 a 28/02 de 2025
Cursos ofertados no Ciclo 1-Idiomas: Espanhol; Número de vagas: 40; Link para inscrição: https://forms.gle/t1ujFa1717spmmGm7
INSCRIÇÕES
Inscrições para o Ciclo 2 de 26/11 a 03/12/2024. Para se inscrever, os candidatos(as) precisam possuir Ensino Fundamental Completo. Poderão se inscrever somente pessoas acima de 18 anos completos no ato da matrícula, através do link disponibilizado no quadro acima.
Neste primeiro ciclo todos os cursos serão ofertados na modalidade de ensino presencial.
Serão ofertados 10 (dez) títulos de cursos com 20 (vinte) ou (40) quarenta vagas cada turma: Gestão de negócios para o turismo; Hospedagem domiciliar; condutor de atrativos turísticos; Qualidade no atendimento aos turistas nas ilhas; organizador de eventos; Camareira; Educação ambiental e sustentabilidade para o turismo; Elaborador de roteiros regionais; e cursos de Inglês e Espanhol.
Estão aptos a participar desta seleção os interessados maiores de 18 (dezoito) anos, com escolaridade de ensino fundamental completo.
Igualmente, poderão participar dos cursos os profissionais que trabalhem nos diversos setores e segmentos da cadeia produtiva do turismo e de eventos, ou atividades correlatas, tais como: taxistas, motoristas de aplicativos, atendentes de restaurantes, lanchonetes, recepcionistas de hotel, empresas privadas, seus funcionários e empreendedores do ramo de hotelaria, hospedagem, roteiros turísticos e eventos.
As inscrições, matrículas e cursos serão realizados pelos campi acima citados, sob responsabilidade da Coordenação Geral da Escola Nacional de Turismo. As vagas serão preenchidas pelo critério de ordem de inscrição, desde que cumpridos os requisitos. O mesmo critério é válido para a lista de espera.
O Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA), por meio da Escola Nacional de Turismo, ofertará 7 (sete) ciclos de cursos. Os períodos de inscrição, de acordo com os editais, serão:
1º Ciclo: 14 a 20 de outubro de 2024;
2º Ciclo: 26 de novembro a 03 de dezembro de 2024;
Os cursos terão ciclos de duração de aproximadamente 2 (dois) meses. As aulas do 1º Ciclo iniciarão no próximo dia 29 de outubro de 2024. Cada estudante, com participação ativa no curso, e com frequência regular, receberá uma bolsa no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), bem como o material didático para seu ciclo de formação.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté com informações da IFPA