Home / Brasil / INPE: Desmatamento na Amazônia caiu 61% em janeiro

INPE: Desmatamento na Amazônia caiu 61% em janeiro

Números divulgados nesta sexta-feira (10), pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que o acumulado de alertas de desmatamento na Amazônia Legal foi de 167 km² no mês de janeiro de 2023. Esse resultado é a quarta menor marca para o mês na série histórica do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que começou em 2015, e representa uma queda de 61% em relação ao ano anterior, quando o índice chegou a 430 km². As informações são do G1 Nacional.

Os alertas de desmatamento são feitos pelo Deter, que produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares (0,03 km²).

A taxa deste ano só ficou acima das marcas de 2017, 2019 e 2021, quando o índice chegou a 58, 136 e 83 km², respectivamente. Quando assumiu o Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez, Marina Silva criticou a política ambiental dos últimos anos e reafirmou o compromisso do atual governo com o desmatamento zero no bioma, uma das promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Além disso, o Ministério da Justiça prorrogou até o dia 12 de julho de 2023 o uso de agentes da Força Nacional de Segurança Pública em toda a Amazônia Legal, contribuindo assim no combate a incêndios florestais e queimadas na região e apoiando as ações de fiscalização e de repressão ao desmatamento ilegal e demais crimes ambientais.

 

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

Moraes determina suspensão da rede social X no Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (30) a ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.