Meta também anunciou que o Conta de Adolescente, recurso de controle parental, também será expandido para Facebook e Messenger, com proteções automáticas para adolescentes
A Meta anunciou nesta terça-feira (8) novas medidas de proteção para adolescentes em suas plataformas. A partir dos próximos meses, jovens com menos de 16 anos não poderão mais fazer transmissões ao vivo no Instagram nem desativar o filtro de imagens indesejadas em mensagens diretas sem a autorização dos pais. A iniciativa faz parte da ampliação da chamada Conta de Adolescente, lançada no ano passado no Instagram, e que agora também será implementada no Facebook e no Messenger.
Criada para oferecer uma experiência mais segura para os jovens nas redes sociais, a Conta de Adolescente traz configurações automáticas de privacidade e limitações de conteúdo e de interações com desconhecidos. Desde o lançamento da ferramenta no Instagram, 97% dos adolescentes entre 13 e 15 anos permaneceram com as proteções padrão ativadas — um indicativo da adesão às medidas de segurança que, segundo a empresa, proporcionam uma experiência mais adequada à faixa etária.
As novas regras no Instagram incluem a proibição de transmissões ao vivo por menores de 16 anos sem permissão parental e a exigência de autorização para desativar o recurso que borra imagens com possível nudez em mensagens privadas. Essas atualizações devem ser implementadas globalmente ao longo dos próximos dois meses.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram
Além disso, a Meta começará a disponibilizar a Conta de Adolescente para usuários do Facebook e Messenger, inicialmente nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Canadá. A expansão visa oferecer o mesmo nível de proteção em todos os seus aplicativos, limitando o contato indesejado, o acesso a conteúdo impróprio e promovendo o uso consciente da tecnologia, com lembretes de tempo de tela e notificações reduzidas à noite.
De acordo com a Meta, mais de 54 milhões de adolescentes já utilizam a Conta de Adolescente desde sua criação. A empresa também destacou os resultados de uma pesquisa conduzida pela Ipsos nos EUA, mostrando que 94% dos pais consideram a conta útil para apoiar a segurança dos filhos nas redes sociais, e 85% acreditam que ela facilita experiências positivas no Instagram.
As atualizações refletem o compromisso contínuo da Meta em ouvir pais e especialistas, adaptando suas plataformas para oferecer ambientes mais seguros para os jovens.
Com as novas medidas, a Meta espera não só fortalecer a proteção de adolescentes online, mas também oferecer mais tranquilidade aos pais no uso das redes sociais por seus filhos.
Ver essa foto no Instagram
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté