Home / Pará / Invasor: peixe-leão é encontrado no Pará e mais sete estados

Invasor: peixe-leão é encontrado no Pará e mais sete estados

O peixe-leão, espécie nativa do Indo-Pacífico, já pode ser encontrado em oito estados brasileiros. As informações são da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Com cerca de 47 centímetros, corpo listrado de branco, vermelho, laranja e marrom, o peixe-leão possui espinhos venenosos, que causam inflamações em animais e humanos.

De acordo com pesquisadores da instituição, desde março de 2022, o peixe já foi visto no Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.

Para os especialistas, a presença crescente do peixe-leão na costa brasileira é preocupante. Isso porque ele compete com espécies nativas por alimento e habitat, ameaçando a biodiversidade local.

Até o momento não se sabe como o animal chegou ao oceano Atlântico, mas acredita-se esses peixes estavam em aquários e tenham sido liberados no mar, na década de 1990, na Flórida, Estados Unidos, o que tem feito com que o animal se espalhe pela costa de todo continente.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, no Brasil, desde 2020, já foram encontrados cerca de 300 indivíduos de peixe-leão, embora, segundo os pesquisadores, não seja possível determinar o tamanho exato da população na costa brasileira.

 

Fonte: Dol

Veja Também

Equatorial Pará leva caravana de serviços à cidade de Tracuateua

E+ Caravana Equatorial oferece serviços como troca de lâmpadas, negociação de débitos e cadastro na ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.