Com apenas 10 anos, atleta acumula títulos e sonha com as Olimpíadas, mas busca apoio para continuar treinando
A estudante e ginasta Mariana Izabella, natural da Vila do Cafezinho, zona rural do município de Augusto Corrêa, no nordeste paraense, se prepara para representar a região de integração do Caeté no Campeonato Paraense de Ginástica, que acontecerá em maio, na capital Belém. Posteriormente, a atleta disputará o Campeonato Regional, que terá início em julho e se estenderá até agosto, em Manaus (AM).
Com apenas 10 anos de idade, Mariana é filha de Adnilso Martins e Ana Maria. Seu interesse pela ginástica surgiu aos três anos, quando, inspirada pelos eventos esportivos transmitidos na televisão, passou a reproduzir os movimentos no espaço de sua própria residência.
O talento da jovem chamou atenção do público e de especialistas após sua apresentação na abertura da Semana da Pátria de 2022, na comunidade do Aturiaí, em Augusto Corrêa. Inspirada na ginasta olímpica Rebeca Andrade, Mariana teve sua performance registrada em vídeo pelos pais e compartilhada nas redes sociais. A repercussão foi imediata, chegando até Agenor Paes, presidente da Federação Paraense de Ginástica (FEPAGIN), que convidou a jovem para um teste em Belém. No dia 26 de setembro do mesmo ano, Mariana e sua família viajaram à capital paraense, onde ela foi aprovada e passou a integrar uma nova equipe em formação.
Desde então, a atleta tem colecionado conquistas. Com apenas uma semana de treinamento, garantiu a medalha de bronze na Copa Talento, realizada pelo Centro Norte. Em 2023, ficou com a prata na Competição Regional de Manaus. Já em 2024, foi campeã das duas etapas do Campeonato Paraense, conquistando a medalha de ouro. No mesmo ano, em Rio Branco (AC), levou mais um ouro e garantiu classificação para a competição nacional. Até o momento, Mariana Izabella acumula 16 pódios em sua trajetória esportiva.
Ver essa foto no Instagram
📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram
Agora, a atleta enfrenta um novo desafio: custear sua permanência em Belém para os treinamentos preparatórios para o Campeonato Paraense e o Nacional. Atualmente, Mariana precisa viajar de madrugada de sua vila natal até a capital, percorrendo mais de 230 km para treinar, o que torna sua rotina ainda mais exaustiva.
Em busca de apoio, o CEO da Golkiper, Cinaldo Luis, destacou a importância de ajudar a atleta:
“A gente está quebrando esse paradigma, a ideia é quebrar essa bolha para que outras pessoas possam ver e apoiá-la. Nós estamos aqui para fazer a nossa parte, e esperamos que outros empresários também vejam o talento dela e se sensibilizem para ajudar”.
Se referindo ao fato de que a ginástica não recebe o mesmo foco que futebol e vôlei em nossa região.
“Ela tem um sonho promissor, e cabe a nós darmos esse suporte para que ela possa realizá-lo”. Completou.
Emocionada, Mariana Izabella também deixou seu recado:
“Eu me sinto muito agradecida por tudo, muito obrigada, Cinaldo. O meu maior sonho é chegar às Olimpíadas”.
A jovem ginasta segue treinando e buscando apoio para continuar sua jornada rumo à elite do esporte. Com talento, dedicação e apoio, Mariana Izabella tem potencial para brilhar no cenário nacional e internacional da ginástica.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté