Home / Brasil / Maior peixe do mundo é encontrado morto no Brasil; veja

Maior peixe do mundo é encontrado morto no Brasil; veja

Um tubarão-baleia, conhecido como o maior peixe do mundo, foi encontrado morto na Baía de Vitória, no Espírito Santo. A carcaça do animal, que media mais de 11 metros de comprimento e pesava cerca de 12 toneladas, foi rebocada para terra na última terça-feira (28/03), e a causa da morte ainda está sendo investigada.

Os moradores da região avistaram o animal boiando pela primeira vez na segunda-feira (27). O  Projeto Amigos da Jubarte foi contatado para ajudar, mas a identificação da espécie foi difícil no início, pois apenas 5% da carcaça estava visível.

Com a ajuda do Instituto Orca e do Projeto Baleia Jubarte, o tubarão-baleia foi trazido para terra firme para que pudessem realizar a necrópsia. De acordo com os pesquisadores, trata-se de uma fêmea adulta que parecia saudável e bem alimentada.

Nenhuma substância estranha, como plástico ou borracha, foi encontrada no estômago do animal e não havia indícios de colisão com barcos ou outras embarcações. Amostras de tecido foram coletadas para investigar possíveis doenças ou contaminação.

De acordo com os projetos envolvidos, o animal foi enterrado em um local apropriado pela Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha na última quarta-feira (29).

Ocorrência rara

Catharina Valadares, analista ambiental do Instituto Orca, explicou que o tubarão-baleiaespécie Rhincodon typus, vive em águas rasas costeiras e em mar aberto, em quase todos os oceanos tropicais e subtropicais. “[Pode ser] encontrado em toda a costa brasileira, mas com ocorrência rara em termos de encalhe”, ressalta.

Segundo a pesquisadora, pelos registros, esse é o primeiro encalhe da espécie no Espírito Santo.

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

CNU: resultado sai resultado de revisão de notas de títulos nesta terça-feira

Pedidos podem ser consultados no site do certame O Ministério da Gestão e da Inovação ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.