Home / Destaque / Março Lilás: dados apontam que 830 paraenses podem desenvolver câncer de colo de útero em 2023

Março Lilás: dados apontam que 830 paraenses podem desenvolver câncer de colo de útero em 2023

Para alertar mulheres sobre o câncer de colo do útero, a campanha Março Lilás chama a atenção para o debate da doença, que é um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo uterino, que se localiza no fundo da vagina.

Conforme o Painel de Oncologia do Ministério da Saúde, o Pará registrou 250 casos de neoplasia maligna de colo do útero e 284 casos de carcinoma in situ do colo de útero em 2022, contra 547 casos de neoplasia maligna de colo do útero e 130 casos de carcinoma in situ do colo do útero (cérvix) registrados em 2021.

A campanha Março Lilás também ressalta a importância da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), que pode causar lesões cancerígenas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que o Pará tenha 830 novos casos de câncer de colo de útero em 2023.

As alterações no colo uterino são chamadas de lesões precursoras, e podem ser totalmente curáveis na maioria das vezes. Se não tratadas, após muitos anos podem se transformar em câncer.

 

Fonte: Roma News

Veja Também

Rotary Club de Bragança realiza ação de saúde no Mocajuba com cerca de 300 atendimentos

Ação social beneficiou moradores com serviços de saúde e orientações gratuitas na zona rural de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.