Assim como ocorreu nos últimos dois dias, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia no Pará (Inmet/PA) é de chuva forte no período da tarde de hoje (4). No entanto, para os próximos sete dias o sol vai predominar, com chuvas que podem aparecer de forma leve no final da tarde e início da noite e podem ter duração de duas a três horas.
“Os instrumentos apontam que a partir de amanhã, o céu será de pouquíssimas nuvens, por isso que a iminência de chuva cai um pouco. Vale ressaltar ainda que as temperaturas a partir de maio tendem a ficar um grau mais quente diante do que já estamos acostumados, por isso que esse ano será considerado um dos mais quentes”, aponta meteorologista do Inmet/PA.
Entre as principais regiões com maior incidência de calor listadas estão: Conceição do Araguaia e São Félix do Xingu, além de outros municípios do Sul do Pará, que podem chegar a temperaturas superiores a 35 graus. Já em Bragança e Região Metropolitana de Belém, os termômetros marcam mínimas de 23 e máximas de 33 graus.
“No modo geral, todos precisam estar preparados para se proteger do calor, pois teremos fenômenos naturais que começarão a reduzir as chuvas favorecendo muitos dias com máximas. Este ano, por exemplo, será considerado um dos mais quentes já registrados, com elevação de 1 grau na temperatura do que já estamos acostumados”, concluiu.
Para especialistas, as chuvas no início de maio são consideradas normais. “Associadas principalmente a uma instabilidade pelo pulso de convergência intertropical, que é uma concentração de nuvens carregadas”.
Fonte: Dol