Home / Destaque / Meta lança o aplicativo Threads para concorrer com Twitter

Meta lança o aplicativo Threads para concorrer com Twitter

A partir da noite desta quarta-feira (5), o aplicativo já está disponível no Brasil; é possível acessar a plataforma através do login do Instagram, com o mesmo nome de usuário.

A Meta – empresa de Mark Zuckerberg que controla o Facebook, Instagram e WhatsApp – lançou na noite desta quarta-feira (5) uma nova rede social: Threads, para concorrer com o Twitter, de Elon Musk.

O aplicativo se apresenta como uma plataforma de conversas “onde as comunidades se reúnem para conversar sobre tudo, dos tópicos importantes para você hoje até o que estará em alta amanhã”.

É possível acessar a plataforma através do login do Instagram, com o mesmo nome de usuário.

O Diário do Caeté já conseguiu acessar o aplicativo, que se parece muito com o Twitter, tanto nas funções disponíveis, com botões para compartilhar, comentar e curtir conteúdos, como na interface.

O lançamento estava previsto para quinta-feira (6), mas foi adiantado para esta quarta.

O Threads chega poucos dias após Elon Musk limitar o número de posts que os usuários do Twitter podem ter acesso diariamente, o que gerou problemas de navegação na plataforma e muitas críticas dos usuários.

Como o Threads funciona?

Na nova plataforma, as postagens são chamadas de “threads” e podem ter apenas texto ou também vídeos e fotos. Os usuários poderão curtir, comentar, repostar e compartilhar as publicações.

A página inicial do perfil pessoal, por exemplo, contará com duas colunas: “threads” e “respostas”. Será possível escolher quem poderá responder aos posts publicados.

Diferentemente do Twitter, que faz uma divisão, trazendo as colunas “Para você”, que apresenta posts recomendados de acordo com o perfil e as interações de cada usuário, e a aba “Seguindo”, com publicações de perfis seguidos pelo usuário, o Threads tem um único feed, mas é possível escolher quais perfis aparecem primeiro.

Como o novo aplicativo da Meta está ligado ao Instagram, será possível acessá-lo com o login e senha da rede existente, assim como sincronizar os contatos entre as duas plataformas.

Como baixar o Threads?

O Threads será lançado para dispositivos com sistema iOS e Android. Para baixar o aplicativo, basta acessar a App Store (para dispositivos iOS) ou a Play Store (para sistema Android) e seguir esses passos:

digitar “Threads” no campo de busca;

clicar no ícone do aplicativo (semelhante a um “@”) na lista de sugeridos;

clicar em “Instalar” ou “Obter” e aguardar a instalação do app no dispositivo.

As mudanças de Musk no Twitter

Elon Musk comprou o Twitter por US$ 44 bilhões em outubro do ano passado, mas o valor da plataforma despencou desde então, depois do êxodo de anunciantes em meio a cortes de boa parte dos funcionários e controvérsias sobre moderação de conteúdo.

Matt Navarra, consultor de mídia social que trabalhou com Meta, Google e Pinterest, disse à Reuters que o momento é oportuno para a Meta dar esse golpe no Twitter, já que meses de decisões caóticas de Musk perturbaram a rede social.

O aplicativo também se beneficia do fracasso de outros possíveis concorrentes do Twitter. Embora várias plataformas novas e crescentes, como Mastodon, Post e T2, tenham tentado atrair os usuários do Twitter, todos permaneceram relativamente pequenos até agora.

O Bluesky, um novo aplicativo apoiado pelo cofundador do Twitter, Jack Dorsey, lançou sua versão beta apenas para convidados em fevereiro e imediatamente os usuários do Twitter começaram a pedir por códigos de acesso. O site diz que tem 50.000 usuários atualmente.

*É proibida a reprodução desde conteúdo

Fonte: Diário do Caeté

Veja Também

Rotary Club de Bragança realiza ação de saúde no Mocajuba com cerca de 300 atendimentos

Ação social beneficiou moradores com serviços de saúde e orientações gratuitas na zona rural de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.