Home / Tecnologia / Microempreendedores do Pará avançam na era digital e fortalecem negócios locais
Imagem: Reprodução/Marcello Casal jr/Ag. Brasil

Microempreendedores do Pará avançam na era digital e fortalecem negócios locais

Uso de redes sociais e capacitações do Sebrae impulsionam microempreendedores, inclusive em cidades do interior como Bragança

O crescimento do uso de redes sociais e ferramentas digitais tem impulsionado o trabalho de microempreendedores individuais (MEIs) em todo o Pará, especialmente em municípios do interior, como Bragança. O avanço tecnológico tem permitido que pequenos negócios ampliem sua visibilidade e alcance novos públicos sem depender de estruturas físicas.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sete em cada dez pequenos negócios brasileiros possuem perfis em redes sociais, com o Instagram sendo a plataforma mais utilizada para divulgação e vendas. Essa transformação digital tem sido essencial para aumentar a competitividade e o faturamento de microempresas e empreendedores autônomos.

No Pará, o fortalecimento dos pequenos negócios também é visível. Dados da Junta Comercial do Estado do Pará (JUCEPA) indicam que o estado contabiliza mais de 331 mil MEIs ativos entre 650 mil empresas registradas. Só em janeiro de 2025, foram abertos 11.743 novos empreendimentos, um aumento expressivo em relação aos 6.991 registrados no mesmo período de 2023.

O Sebrae Pará tem investido em projetos de capacitação digital, como o Sebrae Conecta e o Sebrae Delas, voltados à inclusão tecnológica e ao fortalecimento de mulheres empreendedoras. As ações incluem cursos e oficinas sobre marketing digital, e-commerce e uso de ferramentas como WhatsApp Business, Google Meu Negócio e Meta Business Suite, para facilitar o relacionamento com clientes e o aumento das vendas online.

Essas iniciativas alcançam também empreendedores do nordeste paraense, em cidades como Bragança, Castanhal e Capanema, que vêm utilizando as redes sociais como principal vitrine de seus produtos e serviços, fortalecendo a economia local e promovendo maior integração digital entre comunidades e mercados consumidores.

*É proibida a reprodução deste conteúdo 

Fonte: Diário do Caeté

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Óculos Ray-Ban Meta (Gen 2) chegam ao Brasil com inteligência artificial e tradução ao vivo

Modelos chegam ao Brasil com preços a partir de R$ 3.299, trazendo câmera 3K, assistente ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.