Durante o Encontro Nacional de Prefeitos, nesta quinta-feira (13), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou a total gratuidade dos 41 itens do Programa Farmácia Popular. Com a medida, todos os medicamentos e produtos do programa passam a ser distribuídos gratuitamente nas farmácias credenciadas em todo o país.
Segundo o Ministério da Saúde, a decisão beneficia diretamente mais de um milhão de pessoas por ano, que antes precisavam arcar com parte dos custos dos medicamentos. Entre os produtos que passam a ser gratuitos, destacam-se as remédios e fraldas geriátricas, que agora serão fornecidas sem custo para pessoas elegíveis, como idosos com 60 anos ou mais.
📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram
O governo também anunciou a expansão do programa para 758 municípios que ainda não contavam com o benefício. A meta é alcançar todas as cidades do Brasil. Atualmente, o Farmácia Popular está presente em 4.812 municípios, cobrindo 86% das cidades brasileiras e 97% da população, com mais de 31 mil farmácias credenciadas.
Ver essa foto no Instagram
Criado em 2004, o Farmácia Popular tem registrado crescimento nos últimos anos. Entre 2022 e 2024, o número de pessoas atendidas subiu de 20,7 milhões para 24,7 milhões, reforçando a importância do programa para o acesso da população a medicamentos essenciais.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté – Com informações de Agência Brasil