Home / Brasil / Ministério da Saúde anuncia gratuidade total no Programa Farmácia Popular
Imagem: Reprodução/ELZA FIUZA/ AGÊNCIA BRASIL 📸

Ministério da Saúde anuncia gratuidade total no Programa Farmácia Popular

Durante o Encontro Nacional de Prefeitos, nesta quinta-feira (13), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou a total gratuidade dos 41 itens do Programa Farmácia Popular. Com a medida, todos os medicamentos e produtos do programa passam a ser distribuídos gratuitamente nas farmácias credenciadas em todo o país.

Segundo o Ministério da Saúde, a decisão beneficia diretamente mais de um milhão de pessoas por ano, que antes precisavam arcar com parte dos custos dos medicamentos. Entre os produtos que passam a ser gratuitos, destacam-se as remédios e fraldas geriátricas, que agora serão fornecidas sem custo para pessoas elegíveis, como idosos com 60 anos ou mais.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

O governo também anunciou a expansão do programa para 758 municípios que ainda não contavam com o benefício. A meta é alcançar todas as cidades do Brasil. Atualmente, o Farmácia Popular está presente em 4.812 municípios, cobrindo 86% das cidades brasileiras e 97% da população, com mais de 31 mil farmácias credenciadas.

Criado em 2004, o Farmácia Popular tem registrado crescimento nos últimos anos. Entre 2022 e 2024, o número de pessoas atendidas subiu de 20,7 milhões para 24,7 milhões, reforçando a importância do programa para o acesso da população a medicamentos essenciais.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté – Com informações de Agência Brasil

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Fernando Collor deixa presídio em Maceió e cumprirá pena em casa por decisão do STF

O ex-presidente da República Fernando Collor de Mello deixou, na noite desta quinta-feira (1º), o ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.