Home / Brasil / Ministério dos Povos Indígenas cria grupo de proteção para o Vale do Javari, no Amazonas

Ministério dos Povos Indígenas cria grupo de proteção para o Vale do Javari, no Amazonas

O Governo Federal, junto ao Ministério dos Povos Indígenas, criou um grupo de trabalho de proteção ao Vale do Javari, segunda maior reserva indígena do Brasil, localizada no Amazonas. O documento foi assinado pela ministra Sônia Guajajara e publicado nesta sexta-feira (2), quase um ano após o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips e devido a crimes denunciados pela população.

A intenção do grupo é propor medidas de ações de entidades estatais e da sociedade civil para garantir a segurança do território, no qual ocorrem frequentes crimes de natureza diversa e denúncias da população local por casos de abandono do poder público e ameaças constantes de criminosos.

Com duração de 180 dias, podendo ser prorrogado por mais tempo, o grupo contará com reuniões que ocorrerão sempre que pelo menos um terço dos membros deseje solicitar. O GT é composto por representantes de 12 órgãos públicos com direito a voto nas decisões. Veja quais:

Ministério dos Povos Indígenas;
Advocacia-Geral da União;
Casa Civil da Presidência da República;
Ministério da Defesa;
Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania;
Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome;
Ministério da Justiça e Segurança Pública;
Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima;
Ministério de Planejamento e Orçamento;
Ministério da Saúde, por meio de sua Secretaria Especial de Saúde Indígena;
Fundação Nacional dos Povos Indígenas;
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama);
Além das 12 repartições acima, o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública da União, a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil integram o grupo de trabalho, porém sem voto decisivo nas reuniões.

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

CNU: resultado sai resultado de revisão de notas de títulos nesta terça-feira

Pedidos podem ser consultados no site do certame O Ministério da Gestão e da Inovação ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.