Home / Cultura / Mirante de São Benedito é reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Pará
Imagem: Reprodução/Márcio Mafra/Diário do Caeté. Todos os direitos reservados.

Mirante de São Benedito é reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Pará

O Mirante de São Benedito, localizado na Vila de Camutá, em Bragança, no nordeste paraense, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará. O título foi concedido por meio do Projeto de Lei 234/2023, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará e sancionado pelo governador Helder Barbalho. A publicação da LEI Nº 10.704, de setembro de 2024, foi divulgada no Diário Oficial Nº 35.968 da última quinta-feira (19).

Imagem: Reprodução/2024.09.19.DOE.
Imagem: Reprodução/2024.09.19.DOE.

Com o reconhecimento, o Mirante de São Benedito, um dos principais símbolos do turismo e da tradicional marujada de Bragança, reforça seu valor histórico e cultural para a região, assegurando a proteção e preservação deste importante patrimônio.

O Mirante de São Benedito é um ponto de referência na Vila de Camutá e representa a riqueza da cultura bragantina, que há séculos celebra a devoção a São Benedito por meio da marujada, uma das mais tradicionais manifestações culturais do Pará.

Confira o vídeo mostrando a manifestação cultural da Marujada de São Benedito:

As Marujadas de São Benedito no Pará foram reconhecidas como Patrimônio Cultural do Brasil durante a 105ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. O órgão colegiado de decisão máxima do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), aprovou, por unanimidade, a inscrição do bem no Livro de Registro de Celebrações.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté

Veja Também

Romaria da Juventude reúne milhares de jovens em Bragança-PA

Nesta sexta-feira, 1º de novembro, a Romaria da Juventude levou milhares de jovens às ruas ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.