Símbolo da religiosidade e da cultura do município de Bragança, no nordeste paraense, o monumento a São Benedito, santo padroeiro dos bragantinos, completará 14 anos no dia primeiro de agosto, com uma programação organizada pelos moradores do Camutá e que conta com o apoio da prefeitura de Bragança.
A devoção por São Benedito é nítida nos quatros cantos do município de Bragança, não se pode falar em Bragança sem falar na identificação dos moradores com São Benedito, por isso os moradores pedem que as pessoas cuidem mais desse patrimônio.
A programação de aniversário vai contar com celebração religiosa, participação da Marujada de São Benedito, ações de cidadania que serão promovidas pela prefeitura de Bragança a população da Vila do Camutá e visitantes, e além dos parabéns, uma gincana sobre a história do mirante promovida pela juventude da comunidade.
A identificação da cidade com o santo começou no final do século 18, a partir de uma Irmandade religiosa fundada por negros escravizados. De lá para cá, as manifestações de louvor a São Benedito foram crescendo e se tornando cada vez mais presente no cotidiano dos moradores de Bragança.
*É proibida a reprodução desde conteúdo
Fonte: Diário do Caeté