Home / Internacional / Míssil guiado russo atinge socorristas norte-americanos na Ucrânia, diz jornal

Míssil guiado russo atinge socorristas norte-americanos na Ucrânia, diz jornal

Um vídeo registrado em 2 de fevereiro na cidade ucraniana de Bakhmut mostra o momento em que uma equipe de socorristas voluntários é atingida por um míssil. Eles estavam no local para atender os civis feridos durante o combate entre as tropas russas e ucranianas. Veja os frames do vídeo:

Na gravação feita por Erko Laidinen, um voluntário estoniano da organização Frontline Medics, é possível ver o momento da explosão, que matou o paramédico Peter Reed, ex-fuzileiro naval dos EUA voluntário na Ucrânia. Ele estava com o grupo em pé ao lado de uma van branca que era usada para transportar suprimentos humanitários.

No primeiro momento, organizações e autoridades na Ucrânia acreditavam se tratar de um bombardeio indiscriminado russo no território em disputa. No entanto, uma análise feita pelo jornal The New York Times sugere o oposto.

A publicação norte-americana afirma que o explosivo parece se tratar de um míssil guiado antitanque Kornet, que possui alcance de cerca de cinco quilômetros e funciona como uma mira a laser.

O disparo teria sido feito por tropas russas, já que a equipe médica estava em uma posição elevada perto da linha de frente da Rússia. Segundo especialistas ouvidos pelo jornal, a arma usada deveria ter permitido ao ofensor identificar o alvo.

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

Bragança recebe Comitiva da China e reforçam diálogo sobre investimentos

Em um encontro histórico para a cidade, o Prefeito Raimundão, o Vice-Prefeito Dr. Mário Júnior ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.