Home / Bragança / Morte do radialista Jairo Sousa completa 5 anos

Morte do radialista Jairo Sousa completa 5 anos

Nesta quarta-feira (21), o assassinato do radialista Jairo Sousa, em Bragança, completa cinco anos, ainda sem julgamento dos acusados.

O CRIME

Em 21 junho de 2018, Jairo Sousa havia acabado de chegar ao prédio onde funciona a rádio em que trabalhava, para a apresentação do seu programa “Show da Pérola”, por volta de 5h, quando um homem desferiu-lhe dois disparos de arma de fogo pelas costas, enquanto subia as escadarias do local.

O radialista chegou a ser levado para um hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade hospitalar. Em seu programa, Jairo Sousa fazia diversas denúncias contra políticos da região e de acordo com o inquérito policial, a insatisfação com as denúncias teria sido o motivo principal do crime.

O Ministério Público de Bragança, ofereceu denúncia contra 11 pessoas envolvidas no assassinato do radialista, entre elas, o ex-vereador Cesar Monteiro, suspeito de ser o mandante do assassinato. Segundo os autos do inquérito, o homicídio foi encomendado a um grupo de pistolagem e teria custado R$ 30 mil, valor combinado José Roberto Costa de Sousa, conhecido como Calá, que é apontado de chefiar o grupo de extermínio no nordeste do estado.

PRISÕES

Em novembro de 2018, cinco meses após o caso, cerca de 50 policiais participaram da “Operação Pérola”, o nome fazis menção ao programa que Jairo apresentava, e prendeu diversos envolvidos no crime, incluindo Dione de Sousa Almeida, acusado de fazer os disparos que tiraram a vida do radialista.

Devido o lento andamento do processo, boa parte dos acusados saíram da prisão para responder o crime em liberdade.

A Polícia Civil ainda monitora os envolvidos, e prendeu mais uma vez “Calá”, já que ele é investigado em vários inquéritos policiais, incluindo além do homicídio qualificado, constituição de milícia privada (grupo de extermínio) e coação do processo.

Familiares, amigos e admiradores do trabalho de Jairo Sousa cobram justiça por sua morte, além de manter viva a memória e todo o legado do radialista.

 

Fonte: Diário do Caeté

 

Veja Também

Região Nordeste 2024: Caeté e Castanhal disputam o título da Copa Pará Sub-17

A grande final da Copa Pará Sub-17, Região Nordeste 2024, está definida e reserva um ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.