Home / Pará / MPPA emite recomendação para garantir a segurança de crianças e adolescentes durante o Carnaval 2024

MPPA emite recomendação para garantir a segurança de crianças e adolescentes durante o Carnaval 2024

No dia 29 de janeiro, a Promotora de Justiça de Pacajá, Aline Cunha, do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), emitiu uma recomendação direcionada aos proprietários de estabelecimentos que sediarão eventos de Carnaval. O documento visa assegurar a proteção de crianças e adolescentes durante os festejos carnavalescos.

A recomendação estipula diversas medidas a serem adotadas pelos proprietários ou responsáveis por clubes, boates, casas noturnas, bares e demais estabelecimentos onde serão realizados bailes e eventos abertos ao público. Entre as diretrizes estão:

  • Rigoroso controle de acesso aos locais de diversão, proibindo o ingresso de crianças e adolescentes desacompanhados dos pais ou responsável legal.
  • Exigência de documentos de identidade da criança ou adolescente e de seus responsáveis, assim como termos de guarda ou tutela, para controle de acesso.
  • Não permitir o acesso em casos de falta de documentação ou dúvida quanto à sua autenticidade.
  • Orientação aos pais ou responsáveis legais para que acompanhem os menores durante o evento.
  • Proibição da venda, fornecimento ou servimento de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, com afixação de cartazes informando sobre essa proibição, mencionando sua natureza criminal.
  • Coibição do fornecimento de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes por terceiros nas dependências dos estabelecimentos.
  • Solicitação de documento de identidade em caso de dúvida quanto à idade do consumidor de bebida alcoólica.
  • Acesso livre aos órgãos de segurança pública e acionamento da Polícia Militar e Conselho Tutelar em casos de presença de menores em situação de risco nos estabelecimentos.
  • Afixação em locais visíveis das cópias da recomendação para orientação do público.

O Ministério Público ressaltou que, se necessário, tomará medidas judiciais para garantir o cumprimento da recomendação, sem descartar a responsabilização daqueles que violarem os direitos de crianças e adolescentes tutelados pela Lei nº 8.069/90, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Link abaixo:
https://www2.mppa.mp.br/data/files/4D/61/4A/FE/AE38D8102F73B3D8180808FF/RECOMENDACAO-CARNAVAL-PACAJA-2024.pdf

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: MPPA

Veja Também

Equatorial Pará leva caravana de serviços à cidade de Tracuateua

E+ Caravana Equatorial oferece serviços como troca de lâmpadas, negociação de débitos e cadastro na ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.