O último dia 16 de março, foi marcado pelos alertas de ambientalistas e cientistas que chamam a atenção e tentam conscientizar a população mundial para os impactos que as ações humanas estão causando no Planeta, no meio ambiente e principalmente no clima. Segundo a NASA, através do Goddard Institute for Space Studies (GISS), o ano de 2022 foi o quinto ano mais quente já registrado, se equiparando a 2015. O que condiz com a previsão da Organização Meteorológica Mundial, uma agência ligada à Organização das Nações Unidas, que diz que a Terra deve ficar pelo menos 1ºC mais quente a cada ano até 2024.
O aquecimento global é um fenômeno a nível mundial, que vem sendo observado nas últimas décadas, indicando um aumento constante e progressivo das temperaturas médias dos oceanos e do clima, trazendo impacto no meio ambiente e em setores da economia.
Empresas como a Vale, têm se preocupado em implementar ações para diminuir o impacto de suas atividades no meio ambiente, pensando no futuro do planeta Terra. A empresa tem trabalhado constantemente para reduzir as suas emissões de CO2 e zerar a emissão líquida de carbono até 2050, investindo em fontes de energia renováveis e limpas, além de ajudar a preservar cerca de 1 milhão de hectares de florestas.
As alterações climáticas e seus eventos extremos em todos os cantos do planeta são uma questão de complexo debate e a data relembra a importância desta discussão para a sobrevivência do planeta e das gerações futuras.
Fonte: Roma News